Siga o OTD

Canoagem Slalom

Copa Brasil e Rio Open reativam Parque Radical de Deodoro

Divulgação/CBCa

Até domingo acontecem Rio Open e Copa Brasil de Canoagem Slalom no Rio de Janeiro com a presença de atletas internacionais.

Começou nesta sexta-feira (23), no Parque Radical de Deodoro, no Rio de Janeiro, a 1ª Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom evento que acontece simultaneamente ao Rio Open 2018, competição internacional que também recebe atletas estrangeiros de dez países no Canal Rio, uma das melhores pistas da modalidade em todo o mundo.

“Fizemos nossa descida e conseguimos passar pelas balizas. Remar aqui é um sonho”, disse Gabriel Henrique da Silva, da Instituto Meninos do Lago (IMEL), de Foz do Iguaçu e terceiro colocado na prova Por Equipes do C1 Masculino.

No C1 Masculino sagrou-se campeã a equipe da Associação de Canoagem de Piracicaba (ASCAPI); no Feminino o primeiro lugar ficou com a equipe da IMEL e no K1 Masculino a equipe da Associação Pirajuense de Esportes Náuticos (APEN).

Neste sábado, acontecem a partir das 9h da manhã as provas individuais de K1, C1 e C2; masculino, feminino e misto (C2); nas categorias Menor, Junior, Sênior e Open; na Copa Brasil e Rio Open; e às 13h30 estão marcadas as provas de Caiaque Cross. Logos após a realização das provas acontecerão as premiações das categorias.

Rio Open e Mundial 2018

O Rio Open abre o calendário de competições internacionais no Parque Radical de Deodoro neste ano. Atletas de dez países se encontram no Rio de Janeiro para a disputa do Rio Open, evento que também serve de preparação para o Campeonato Mundial de Canoagem Slalom Sênior 2018, que acontece em setembro em Deodoro. Para o canoísta argentino Sebastian Rossi, que esteve nos Jogos Olímpicos Rio 2016, o uso do Canal Rio é importante para atletas de todo mundo. “O canal é ótimo e muito importante para o desenvolvimento da Canoagem na América Latina. Estou muito contente de estar aqui”, disse.

Legado Olímpico

De acordo com a organização do evento, a possibilidade da utilização do Parque Radical de Deodoro para um grande evento da Canoagem é benéfica para todos os envolvidos, pois auxilia os atletas em seus desenvolvimentos esportivos e fortalece o local como uma das melhores pistas artificiais para a prática e treinamento da Canoagem Slalom em todo mundo. “Em breve teremos os melhores atletas do planeta disputando o Mundial aqui no Rio de Janeiro e nada melhor do que usar essa pista desde já, demonstrando a todos o potencial de legado olímpico que esse local tem para a Canoagem Brasileira e Mundial”, disse Sebastian Cuattrin.

Segundo Patricia Amorim, subsecretaria do Legado Olímpico da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, depois da reabertura do Parque de Deodoro no ano passado houve conversas com o COB e a CBCa para a utilização do local e o resultado das tratativas que funcionou muito bem.

“Temos aqui uma conjunção de lazer e alto rendimento que somam-se esforços. Esse equipamento olímpico é, para nós, um templo do esporte mundial, um compromisso com o legado olímpico com quem tem direito, que são os atletas. Mas também trazer a população para remarmos juntos para construir uma nova história, um novo ciclo olímpico com atletas quem sabe medalhistas olímpicos saídos daqui do Parque Radical de Deodoro”, revelou Patrícia.

Para Vinicius Cunha do Departamento de Comunicação do BNDES, a utilização do Parque Radical de Deodoro para treinamento e competições nacionais e internacionais é uma grande conquista para a canoagem. “O Parque Radical é um legado para a modalidade, pois daqui novos atletas se desenvolverão para o esporte. Desenvolvimento é o que o BNDES sempre buscou, desde 2011 quando começou a apoiar a canoagem”, concluiu.

AGENDA DO DIA

jun 18 05:00 ITF de Klosters Thaisa Pedretti (BRA) Yuki Naito (JAP) jun 18 08:00 ITF de Montpellier Carolina Meligeni (BRA)/Martina Colmegna (ITA) Andrea Gamiz (VEN)/Catalina Pella (ARG) jun 18 08:30 ITF de Klosters Nina Stadler (SUI)/Simona Waltert (SUI) Leonie Kung (SUI)/Thaisa Pedretti (BRA) jun 18 08:30 ITF de Madrid Laura Pigossi (BRA) Jessica Ho (EUA) jun 18 09:00 Campeonato Pan-Americano de handebol masculino - Grupo A Argentina Cuba jun 18 09:30 Challenger de L'Aquila Pedro Martinez (ESP) Rogério Dutra Silva (BRA) jun 18 09:30 ITF de Montpellier Nathaly Kurata (BRA)/Eduarda Piai (BRA) Maissane Haymoz (FRA)/Julie Gervais (FRA) jun 18 10:00 Pan-Americano de Esgrima Competição por equipes – Sabre feminino e espada masculina Brasil jun 18 10:30 ATP 500 de Londres Bruno Soares (BRA)/Jamie Murray (GBR) Adrian Mannarino (FRA)/Fabrice Martin (BRA) jun 18 11:00 Campeonato Pan-Americano de handebol masculino - Grupo A Chile Peru jun 18 11:00 Campeonato Pan-Americano de handebol masculino - Grupo B Canadá Colômbia jun 18 11:00 Challenger de L'Aquila Riccardo Balzerani (ITA)/Giovanni Fonio (ITA) Guilherme Clezar (BRA)/Alejandro Gonzalez (COL) jun 18 11:00 ITF de Montpellier Timea Bacsinsky (SUI)/Alexandra Panova (RUS) Barbara Gatica (CHL)/Rebeca Pereira (BRA) jun 18 13:00 Campeonato Pan-Americano de handebol masculino - Grupo A Porto Rico Guatemala jun 18 15:00 Campeonato Pan-Americano de handebol masculino - Grupo B Brasil Paraguai jun 18 19:00 Campeonato Pan-Americano de handebol masculino - Grupo B Uruguai Groenlândia jun 18 20:00 Liga Ouro Corinthians São José Basketball

Receba novidades do OTD

* = campo obrigatório

powered by MailChimp!

Mais em Canoagem Slalom