Siga o OTD

Canoagem Slalom

Evento em Minas Gerais define vagas para a Seletiva Mundial

Evento em Minas Gerais define vagas para a Seletiva Mundial
Divulgação

Seletiva Nacional em Muzambinho – MG define três atletas para brigar por vagas nos Jogos Olímpicos da Juventude.

Neste final de semana, a cidade mineira de Muzambinho recebeu atletas de Canoagem Velocidade e Canoagem Slalom, que participaram da Seletiva Nacional para os Jogos Olímpicos da Juventude. A Seletiva contou com a participação de 20 atletas que disputaram o direito de brigar por uma vaga no evento mais importante para as categorias de base em uma Seletiva no ano passado. Três atletas, dois de Canoagem Slalom e um de Canoagem Velocidade, conquistaram a vaga para a Seletiva Mundial em Barcelona – ESP.

Diego A. Nascimento, atleta da Associação de Canoagem de Itacaré (ACI – BA), foi selecionado na Canoagem Velocidade no C1 ao terminar sua melhor tentativa com o tempo de 1:56.90 (o índice era 2:04.74). O atleta já estava familiarizado com o formato da competição, pois conquistou a medalha de ouro nos Jogos Sul-americanos da Juventude, realizados em 2017. Diego conquistou a vaga na Seletiva Mundial no C1, mas caso se classifique para os Jogos Olímpicos ele terá que participar tanto do C1 Velocidade quanto no C1 Slalom, conforme estipula o regulamento dos Jogos.

Na Canoagem Slalom João Victor W. Vieira (C1) e Maria E Schilkmann (K1), ambos do Instituto Meninos do Lago (IMEL – PR), garantiram o direito de viajar até Barcelona e brigar pela vaga nos Jogos Olímpicos da Juventude. Assim como Diego, os dois atletas terão que disputar as provas de Canoagem Velocidade e Canoagem Slalom.

Os atletas, todos com data de nascimento entre 1º de janeiro de 2002 e 31 de dezembro de 2003, tiveram que percorrer o percurso próprio dos Jogos Olímpicos da Juventude, que diferem do formato tradicional de provas de Canoagem Velocidade e Canoagem Slalom de provas organizadas pela Federação Internacional de Canoagem – FIC. Na Canoagem Velocidade os atletas disputam em uma pista com formato de “8”, com duas curvas e uma reta de 80m, os remadores iniciam a prova em pontas alternadas e disputam a prova em confronto direto. Já na Canoagem Slalom os atletas remam em ziguezague por quatro balizas na ida e quatro na volta, além de realizar movimentos específicos da modalidade durante o trajeto.

Os que conseguirem a vaga para os Jogos disputarão as provas no formato de mata-mata, na qual a embarcação que terminar o percurso antes avança para a próxima fase, mas na Seletiva de Muzambinho esse não foi o formato de disputa. O critério de seleção foi feito através de índices que tomaram como base o tempo dos vencedores de cada modalidade na última edição dos Jogos Olímpicos da Juventude. O atleta teve três chances para atingir o menor percentual, ou o mais próximo de zero por cento desses tempos.

Mais em Canoagem Slalom