Siga o OTD

Canoagem Slalom

Brasil volta para casa com 22 medalhas do Pan e Sul-Americano

Brasil volta para casa com 22 medalhas do Pan e Sul-Americano

Canoístas brasileiros conquistaram nove ouros, dez pratas e três bronzes no Campeonato Pan-Americano e Sul-Americano realizado na Costa Rica

O Brasil conquistou, neste final de semana, 14 medalhas no Campeonato Pan-americano de Canoagem Slalom e mais oito no Sul-americano, em Turrialba, na Costa Rica. Os dois eventos simultâneos contaram com 19 atletas brasileiros na competição, em três dias de provas.

Nas disputas pelo Pan, Felipe Borges conquistou a medalha de ouro no C1 Masculino fazendo o tempo de 91.14 segundos. Em uma descida limpa sem tocar em nenhum obstáculo ele conseguiu bater o argentino Sebastian Rossi que era o atual campeão pan-americano e que ficou com a prata. “Esporte é isso, ganhamos e perdemos, estou muito feliz com essa conquista”, comemorou. O americano Zachary Lokken pegou o bronze. O jovem brasileiro Gustavo Selbach Júnior ficou com a prata no C1 Masculino Júnior com o tempo de 103.94 segundos.

Guilherme Rodrigues também levou uma medalha dourada no K1 Masculino Júnior com o tempo de 92.01 segundos, seguido pelo chileno Fernando Estay (98.13s). O bronze ficou com o argentino Francisco Pandolfi (113.68s). Rodrigues repete o feito conquistado na edição do ano passado, em que também subiu ao lugar mais alto do pódio. “Foi uma boa prova, mas acho que mais difícil foi a disputa com os atletas brasileiros. Essa competição foi muito boa para eu conseguir uma maior pontuação no ranking mundial para a aquisição da Bolsa Atleta 2018”, comentou.

Omira Estácia subiu ao lugar mais alto do pódio no K1 Feminino Júnior e Beatriz Motta no C1 Feminino Júnior. Ambas mantêm o favoritismo do Brasil, pois já eram as campeãs de 2016. “Achei que foi muito bom, fiz uma boa descida apesar das penalidades. Agora o foco é pensar na Seletiva daqui duas semanas”, comenta Bia que já pensa no próximo desafio em Três Coroas, no Rio Grande do Sul, onde acontecerá o Campeonato Brasileiro e Seletiva Nacional de Canoagem Slalom entre os dias 2 e 4 de novembro.

Na disputa pelo K1 Masculino, Guilherme Mapelli garantiu a medalha de bronze com o tempo de 89.79 segundos. Quem levou o ouro nessa categoria foi o americano Michal Smolen (85.64s) e a prata o argentino Lucas Rossi (88.57s).

Marina Souza conquistou a medalha de prata no K1 Feminino. A brasileira fez o tempo de 106.68 segundos, mas teve uma penalidade na baliza 15 e, com isso, acabou ficando atrás da argentina Nadie Riquelme que obteve o ouro. Quem ficou na terceira posição foi a canadense Haley Daniels.

K1 Extremo e prova por Equipes

Invencibilidade brasileira na categoria do K1 Extremo. Renan Soares foi o melhor entre os homens e Omira Estácia entre as mulheres, que teve também Marina Souza com a prata. Esta foi a primeira vez que a disputa foi realizada em uma edição de Campeonato Pan-americano.

Na disputa pelo K1 Masculino por Equipes, Renan Soares, Guilherme Mapelli e Fábio Rodrigues foram mais rápidos. O trio percorreu a pista na Costa Rica em 102.91 segundos e levaram a medalha de ouro. A categoria júnior composta por Daniel Negrão, Guilherme Espírito Santo e Guilherme Rodrigues levou a medalha de bronze.

Entre as canoas, duas medalhas de pratas: uma no C1 Masculino Sênior com Felipe Borges, Leonardo Curcel, Thiago Serra e outra no C1 Masculino Junior no trio composto por Gustavo Selbach Sebach Júnior, Kauã da Silva e Bruno Cataldo.

Campeonato Sul-americano

Simultaneamente ao Pan-americano, aconteceram as provas do Campeonato Sul-americano de Canoagem Slalom e o Brasil garantiu sete medalhas. Omira Estácia levou dois ouros, um no K1 Feminino Júnior e outro no C1 Feminino Júnior. Já Fábio Rodrigues no K1 Masculino e Daniel Negrão no K1 Masculino Júnior, Kauã Luiz da Silva pelo C1 Masculino Júnior conquistaram a medalha prateada. Além deles, Marina Souza levou duas pratas pelo C1 e K1 Feminino e Pedro Aversa garantiu um bronze pelo C1 Masculino.

Confira o quadro de Medalhas no Campeonato Pan-americano 2017:

  • Ouro
    Guilherme Rodrigues – K1 Masculino Júnior
    Omira Estácia – K1 Feminino Júnior
    Beatriz da Motta – C1 Feminino Júnior
    Felipe Borges – C1 Masculino
    Renan Soares – K1 Extremo Masculino
    Omira Estácia – K1 Extremo Feminino
    Renan Soares, Guilherme Mapelli e Fábio Rodrigues – K1 Masculino por Equipes
  • Prata
    Gustavo Selbach Júnior – C1 Masculino Júnior
    Marina Souza – K1 Feminino
    Marina Souza – K1 Extremo Feminino
    Gustavo Selbach Júnior, Kauã da Silva e Bruno Cataldo – C1 Masculino Júnior por Equipes
    Felipe Borges, Leonardo Curcel e Thiago Serra – C1 Masculino por Equipes
  • Bronze
    Guilherme Mapelli – K1 Masculino
    Daniel Negrão, Guilherme Santo e Guilherme Rodrigues – K1 Masculino Júnior por Equipes

Confira o quadro de Medalhas no Sul -americano 2017:

  • Ouro
    Omira Estácia – K1 Feminino Júnior
    Omira Estácia – C1 Feminino Júnior
  • Prata
    Daniel Negrão – K1 Masculino Júnior m
    Kauã Luiz da Silva – C1 Masculino Júnior
    Marina Souza – K1 Feminino
    Marina Souza – C1 Feminino
    Fábio Rodrigues – K1 Masculino
  • Bronze
    Pedro Aversa – C1 Masculino

Mais em Canoagem Slalom