Siga o OTD

Canoagem Slalom

Brasil fica em 9º. no C1 e 15º. no K1 na abertura do Mundial

Ana Sátila e Pedro Henrique Gonçalves estão na semi do Mundial

O Campeonato Mundial de canoagem velocidade começou a ser disputado nesta terça-feira em Pau, na França. E o primeiro dia foi dedicado às competições por equipe. O Brasil participou de duas provas e ficou em nono lugar no C1 masculino com Felipe Borges, Leonardo Curcel e Charles Corrêa. O título ficou com a Eslováquia. Já no K1, também para homens, o país terminou na 15ª. colocação com Pedro Gonçalves, Guilherme Mapelli e Renan Soares. A República Tcheca conquistou a medalha de ouro. A partir desta quarta-feira começam as provas individuais. A primeira competição que terá participação brasileira serão as eliminatórias do C1 feminino com Ana Sátila, principal nome da modalidade no país, e a irmã mais nova dela, Omira Estácia a partir das 4h37 da manhã.

Representante do Brasil na Olimpíada do Rio de Janeiro, Ana Sátila amadureceu muito de lá para cá e carrega na bagagem duas medalhas de prata, uma durante a 5ª Etapa da Copa do Mundo realizada ano passado em Praga e outra agora em 2017 no Mundial Júnior Sub-23, além de um ouro no K1 Extremo na 5ª Etapa da Copa do Mundo em La Seu d’Urgell, na Espanha, também neste ano. “Estou muito confiante! Esse Mundial é o mais importante para mim e eu me preparei bastante para estar aqui, tenho treinado muito exigindo o melhor de mim e tenho certeza que esse é o caminho para conquistar meus objetivos”, comenta. Ela disputará três provas. Além do C1, vai competir no K1 e no K1 Extremo no Mundial de canoagem slalom.

Pedro Henrique Gonçalves estreia nesta quarta-feira no K1 masculino do Mundial de canoagem velocidade em Pau, na França

Depois do C1 feminino, o Brasil terá três representantes nas eliminatórias do K1 masculino do Mundial de Canoagem Slalom, que começa às 5h32. Estarão na água Pedro Gonçalves, Leonardo Curcel e Charles Corrêa. Entre eles, quem se destaca é Pepê, finalista na Olimpíada do Rio de Janeiro, competição em que terminou em sexto lugar.  quer buscar uma final inédita no Mundial, e, depois de boas descidas durante as etapas da Copa do Mundo deste ano ele acredita que está próximo do objetivo. “Todo evento é um degrau atrás do outro, nosso objetivo é estar entre os 10 melhores do mundo. É uma prova muito intensa, o psicológico manda muito nas competições, este é o nosso momento e estou fazendo o melhor a cada dia”. Em 2015 Pepe ficou em 15º lugar no K1 Masculino por equipes e 18º no caiaque individual. Além do caiaque ele disputará o K1 Extremo, categoria que lhe garantiu o 4º lugar na Espanha, durante a 5ª Etapa da Copa do Mundo. Renan Soares é atleta do K1 Masculino e estreante na competição, “É o meu primeiro Mundial Sênior, vem aquele friozinho na barriga” comenta, além de Renan e Pepe o gaúcho Guilherme Mapelli completa o trio do caiaque, “a cada treino que faço me sinto melhor e mais preparado para a competição”, afirma.

Pelo regulamento do Mundial de canoagem slalom, os 20 primeiros colocados das eliminatórias se classificam para a semifinal. Quem não conseguir a vaga, tem direito a uma nova tentativa na segunda descida, que classifica mais dez para a fase seguinte. A segunda descida do C1 feminino acontece às 7h57 e do K1 masculino às 8h32.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Canoagem Slalom