Siga o OTD

Canoagem Slalom

Ana Sátila ganha ouro na etapa da Itália da Copa do Mundo

Principal nome da canoagem slalom do Brasil, Ana Sátila faturou a medalha de ouro no xtreme kayak, modalidade disputada em sistema de eliminatórias com quatro canoístas por bateria. A competição começou para ela na semifinal, fase em que derrotou Tracy Hines, dos Estados Unidos, e Martina Wegman, da Holanda. Na final, a brasileira levou a melhor sobre Amalie Hilgertova, da República Tcheca, e as americanas Sage Donnelly e, novamente, Tracy Hines.

No masculino, Pedro Henrique Gonçalves ficou atrás apenas de Davide Ghisetti nas quartas-de-final e avançou para a semifinal, etapa em que ficou em quarto lugar na bateria vencida por Fredrik Whalen, da Suécia, e foi eliminado. Outro brasileiro na prova, Guilherme Mapelli caiu na primeira rodada do extreme kaiak.

A prova, no entanto, não é olímpica. Nas competições que fazem parte do programa dos Jogos, Ana Sátila foi muito bem nas eliminatórias ao ficar em terceiro lugar para se classificar para as semifinais. No C1 (canoa individual), a brasileira fez 113s83, apenas 31 centésimos atrás da líder, a australiana Jéssica Fox. Na semifinal, no entanto, ela concluiu o percurso em 177s65, tendo três punições por tocar nos obstáculos e uma por passar direto de um deles. Com isso, aumentou seu tempo em 56s e terminou em 26º lugar.

No K1 (caiaque individual) feminino, Ana Sátila repetiu, nas eliminatórias, o terceiro lugar da canoa com 99s03, mas ficou 7s36 atrás da líder, a austríaca Corinna Kuhnle. Na semifinal, disputada neste domingo, ela fez 106s45 e terminou em 12º. lugar, não conseguindo um lugar entre as dez melhores que foram para a final.

Já Charles Corrêa conseguiu também a classificação para a semifinal do C1 masculino, mas teve muito mais dificuldades do que Ana Sátila. Na primeira descida, apenas os 20 primeiros garantiam a vaga direto, e ele terminou em 27º. lugar, quatro posições melhor do que o compatriota Felipe Borges.

Ambos tiveram que participar da segunda descida e apenas os dez primeiros, desta vez, escapariam da eliminação e seguiriam para a semifinal. Charles Corrêa conseguiu a vaga ao ficar em sexto lugar ao marcar 102s56. Já Felipe Borges terminou apenas em 16º. e deu adeus à competição.

Na semifinal, no entanto, Charles Corrêa ficou longe da briga por uma vaga na final. Acabou em 25º. liugar.

O Brasil teve representantes também no K1 masculino, mas Pedro Henrique Gonçalves, Guilherme Mappelli e Anderson Oliveira não conseguiram avançar para a semifinal da Copa do Mundo de canoagem slalom, em Ivrea, na Itália.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Canoagem Slalom