Siga o OTD

Canoagem Slalom

Mundial Sub-23 de canoagem slalom em 2021 é cancelado

Federação Internacional vê incertezas nos próximos meses e calendário comprimido por causa da pandemia

Mundial sub-23 de canoagem slalom - coronavírus - canoagem
Ana Sátila conquistou dois ouros no Mundial Sub-23 ano passado (Washington Alves/COB)

Nesta terça-feira, a ICF (Federação Internacional de Canoagem) anunciou que o Campeonato Mundial Júnior e Sub-23 de canoagem slalom marcado para o ano que vem foi cancelado devido à pandemia de coronavírus.

O Mundial seria realizado na Nova Zelânda em abril de 2021, mas a pandemia mudou o cenário esportivo. O presidente da federação de canoagem slalom do país, Kerry Bloor, disse que há muita incerteza nos próximos nove meses para permitir que os organizadores planejem o evento com confiança.

+CBCa atualiza informações sobre medidas na pandemia

“É óbvio que temos um longo caminho pela frente e nossas fronteiras internacionais podem não estar abertas novamente por algum tempo. Embora os esforços contra o coronavírus na Nova Zelândia signifiquem que os concorrentes estariam mais seguros aqui do que em quase qualquer outro lugar do mundo, provavelmente ainda existem obstáculos consideráveis ​​para realmente chegar aqui”, disse Bloor.

“Não queremos sediar nada além de um campeonato mundial completo, onde a entrada é aberta e acessível a todos. Portanto, para preservar o prestígio do evento, essa era a única opção”, completou.

O adiamento da Olimpíada deste ano em Tóquio também comprimiu consideravelmente o calendário de 2021, descartando o adiamento do Mundial de canoagem slalom. Isso porque os organizadores teriam que ajustar Mundiais juniores entre as eliminatórias europeias, a própria Olimpíadas e os outros Mundiais.

Outros cancelamentos

O Campeonato Mundial Júnior e Sub-23 de canoagem slalom deste ano na Eslovênia também já foi cancelado, juntamente com vários outros eventos internacionais.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NOINSTAGRAM E NO FACEBOOK

Assim, o presidente da ICF reiterou o compromisso com a saúde dos envolvidos. “Este é um momento difícil e incerto para todos, e muitas decisões difíceis estão sendo tomadas. Estamos confiantes de que, quando essa terrível pandemia acabar, teremos novamente a oportunidade de trabalhar com grandes anfitriões como a Nova Zelância para organizar os melhores eventos possíveis”, disse José Pururena.

Ana Sátila brilhou em 2019

No Mundial Sub-23 de canoagem slalom do ano passado, Ana Sátila brilhou. A brasileira saiu da Polônia com duas medalhas de ouro: uma na prova C1 e outra na K1 Extreme. Antes, ela foi vice-campeão no Sub-23 em 2015 e campeã mundial júnior em 2014.

Mais em Canoagem Slalom