Siga o OTD

Canoagem Slalom

Ana Sátila sai com quarto e sexto lugares no evento teste olímpico

Brasileira disputou no K1 e no C1, modalidades em que vai representar o Brasil nos Jogos. Pepê Gonçalves também competiu e ficou em 18º

Ana Sátila, da Canoagem Slalom
(Pedro Ramos/ rededoesporte.gov.br/arquivo)

A brasileira Ana Sátila saiu com o quarto lugar no C1 e o sexto no K1 do evento teste para Tóquio 2020 da canoagem slalom encerrado neste domingo (27) na capital japonesa. Pedro Pepê Gonçalves também disputou no C1 e ficou com a 18ª colocação, sem avançar para a descida final.

As disputas do evento teste da canoagem slalom foram realizadas no Kasai Canoe Slalom Centre, local das provas em Tóquio 2020. Ana Sátila já está garantida nos Jogos nas duas modalidades. Já Pepê Gonçalves conquistou a vaga para o Brasil, mas ainda precisa disputar uma seletina nacional para carimbar a vaga.

As descidas finais do C1 feminino foram no início da madrugada brasileira de domingo. Ana Sátila passou pela semifinal com o melhor tempo, 115s97, mesmo com os quatro segundos de penalidades somados por conta de erros em duas portas.

Na final, porém, dois novos erros foram fatais para que a brasileira perdesse o lugar no pódio. Ela desceu em 114s78, mas registrou 118s78, dois segundos e meio a mais do que o tempo da vice campeã, a espanhola Nuria Vilarrubla (116s28). Mallory Franklin, da Grã-Bretanha, venceu com 110s95 e a alemã Andrea Herzog ficou em terceiro com 117s51.

Também na madrugada de domingo pelo horário de Brasília, Pedro Gonçalves desceu a semifinal do K1 e acabou eliminado. Ele perdeu a porta 17 e errou na cinco, o que somou 52 segundos ao seu tempo final. Acabou registrando 146s66 e ficou na 18ª colocação. Somente os dez primeiros passaram.

As penalidades foram decisivas para a eliminação de Pedro Gonçalves, já que o tempo da descida, de 94s66, teria sido o sexto melhor.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL YOUTUBE

Ana Sátila no K1 do evento teste

Na noite de sábado (26) em Brasília, manhã de domingo em Tóquio, Ana Sátila disputou o K1. Na semifinal ela passou em terceiro lugar registrando 106s87, já somados neste tempo os dois segundos de punição por ter errado na 24ª e penúltima porta.

A brasileira foi para a final, onde ficou em sexto lugar com 121s37. Ela desceu em 117s37 e somou mais quatro segundos ao tempo por falha nas portas 19 e 20.

A alemã Ricarda Funk foi a primeira colocada com 103s28, seguida por Amalie Hilgertova, da República Tcheca, com 104s35, e por Luuka Jones, da Nova Zelândia, com 104s84. Das três, só Jones fez uma descida limpa. As duas primeiras erraram em uma porta cada.

Kasai Canoe Slalom Centre

O Kasai Canoe Slalom Centre é uma pista artificial semelhante ao Canal de Deodoro construído para os Jogos Olímpicos Rio 2016. O percurso tem aproximadamente 200 metros de comprimento. Há também um curso de aquecimento e uma piscina de acabamento.

Assentos temporários estarão disponíveis durante os Jogos, permitindo que o Centro receba até 7.500 espectadores na Tóquio 2020.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Canoagem Slalom