Siga o OTD

Canoagem Slalom

Sátila, Pepê e Felipe Borges disputam o Brasileiro em Foz

O Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom será realizado entre sábado (5) e domingo (6) com a presença de Ana Sátila, Pepê Gonçalves e Felipe Borges. Será nas águas do Canal Itaipu, dentro da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Antes, na sexta (4) ocorrem as provas da 2ª Etapa da Copa Brasil pela 2ª divisão.

Ana Sátila chega ao Brasileiro de Canoagem Slalom com o sabor de poder comemorar sua vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A atleta competiu no fim de semana passado, em La Seu d’Urgell, na C1 e no K1 no Mundial. Foi para a final nas duas categorias e conquistou vagas para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

“É mais um sonho que se realiza, competir pela terceira vez em Jogos Olímpicos. Não tem como explicar, a cada competição fico mais madura e estarei bem preparada. Agora é pensar no Campeonato Brasileiro aqui em Foz onde eu cresci como atleta. É algo especial, comemorar essa conquista remando aqui”, comenta Ana Sátila, atleta prata da casa do Instituto Meninos do Lago (IMEL).

Quem também tem muito que comemorar é Pedro Gonçalves. Ele também conquistou uma vaga para o Brasil em Tóquio 2020, no K1. No Brasileiro de Canoagem Slalom ele compete pela Associação Pirajuense de Esportes Náuticos de Piraju/SP.

“Quanto mais competições nacionais tivermos é melhor para desenvolver o nosso esporte, temos que estimular cada vez mais novos atletas, formação de bases porque quanto mais competitivo for, melhores resultados teremos fora do Brasil”, diz Pedro Gonçalves.

Um estímulo aos competidores sempre é a busca de garantir uma boa colocação no ranking nacional. Ele define a escolha de financiamento estadual e, em alguns casos, como de Foz do Iguaçu, municipal. O ranking é uma somatória de participações nas competições do calendário nacional. No caso do Campeonato Brasileiro que acontece neste fim de semana, os pontos são dobrados.

+ Inscreva-se em nosso canal no YouTube

“Há também uma questão para a escolha dos atletas para a seletiva nacional: quem estiver melhor posicionado é chamado para participar do evento que definirá os atletas aptos para disputas internacionais, em 2020, quando em especial temos os Jogos Olímpicos. Então sempre há um estímulo ainda maior dos atletas para participar”, comenta André Behs, supervisor da modalidade.

Copa Brasil pela 2ª divisão

A Copa Brasil pela 2ª divisão faz parte do cronograma de eventos da 3ª Etapa dos Jogos de Aventura e Natureza que está acontecendo na região oeste do estado do Paraná. Organizado pelo governo do estado, várias disputas entraram para o cronograma, como provas de Canoagem Velocidade, Corrida de Aventura, Futebol das Estrelas, Moutain Bike, Balonismo, entre outros.

Tanto a Copa do Brasil quanto o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom são abertos para o público, que poderá conferir as remadas dos principais atletas do Brasil e também olhar os pequenos iniciantes na água.

Haverá uma central de cadastramento no estacionamento da CRV – Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu Binacional. Neste local haverá ônibus gratuito que levará o público até o local das provas. O serviço funcionará das 8h até às 16h30, de sexta a domingo. A única exigência será apresentar um documento com foto.

Canoagem Slalom – Calendário de provas

Sexta-feira (3) – Copa Brasil – 2ª Divisão
Das 10h30 às 15h50 – Competições em geral

Sábado (4) – Campeonato Brasileiro 1ª Divisão
Das 9h15 às 17h – Provas classificatórias individuais, disputas por equipes e tomadas de tempo do Canoagem Slalom Extremo

Domingo (5) – Semifinais e Finais do Campeonato Brasileiro 1ª Divisão
Das 8h30 às 13h – Semifinais e Finais Canoagem Slalom
Das 14h às 16h – Eliminatórias e finais do Canoagem Slalom Extremo
Das 16h às 17h – Cerimônia de Premiação

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Canoagem Slalom