Siga o OTD

Pan 2019

Definidos os seis que vão a Lima na Canoagem Slalom

Ana Sátila, Omira Estácia, Marina Souza, Felipe Borges, Fábio Rodrigues e Pedro Gonçalves serão os brasileiros na Canoagem Slalom

arquivo

A Confederação Pan-americana de Canoagem oficializou as seis vagas para o Brasil nas provas de Canoagem Slalom do Pan-Americano. Ana Sátila, Omira Estácia, Marina Souza, Felipe Borges, Fábio Rodrigues e Pedro Gonçalves vão competir em Lima entre 2 e 4 de agosto, nas categorias K1, C1 e Canoagem Slalom Extremo.

Ana Sátila Vieira Vargas vai competir no C1F (Canoa Individual Feminino), Omira Maria Estácia Neta no K1F (Caiaque Individual Feminino) e Marina Souza Costa estará na Canoagem Slalom Extremo feminina.

No masculino Felipe Borges vai na C1M (Canoa Individual Masculino), Fábio Scchena Dias Rodrigues na Canoagem Slalom Extremo masculina e, pelo K1M (Caiaque Individual Masculino), estará Pedro Henrique Gonçalves, que conquistou um sexto lugar nos Jogos Olímpicos em 2016.

A conquista das vagas ocorreu durante as Seletivas Nacionais realizadas na Cidade de Três Coroas, no Rio Grande do Sul, entre 20 e 21 abril. Porém, era preciso aguardar a definição oficializada nesta segunda-feira (6) pela COPAC.

Pan-Americano com novas regras

Na edição do Pan-americano deste ano as regras foram alteradas e nas provas do K1 e C1 Masculino e Feminino. Cada país poderá ter somente um representante por prova. Também houve a exclusão da modalidade do C2 Masculino e a inclusão de uma nova prova a da categoria Canoagem Slalom Extremo (CLSX), que já está no calendário dos Mundiais e nas temporadas de Copas do Mundo da Canoagem Slalom.

Disputa estreante no Pan-americano, a CLSX terá regras diferentes, porque todos os atletas inscritos em outras categorias poderão participar da fase de tomada de tempo e não apenas os indicados para a categoria. Ou seja, haverá mais de um atleta por país inicialmente, mas passarão para a segunda fase apenas os melhores colocados por país em cada naipe.

Ana Sátila

Ana Sátila é uma das principais canoístas do mundo, uma das favoritas para os Jogos Olímpicos de Tóquio e estará brigando por medalha no Pan-Americanos. Na edição de Toronto em 2015 a atleta voltou com duas medalhas no peito, na época pelo C1 com um ouro e no K1 a prata. Agora, novamente irá disputar dois pódios, na canoa e no Canoagem Slalom Extremo.

“Estou muito feliz com a classificação para os Jogos, principalmente pelo fato da minha irmã Omira também ter conquistado o direito de representar o Brasil na categoria K1. Nós duas vamos buscar ouro no Peru e podem contar com o máximo de empenho nosso e de toda equipe para que isso se concretize”, diz.

No C1 Masculino, representando o Brasil pela segunda vez em um Pan-americano, Felipe Borges está animado. “A Canoagem Slalom entrou no programa dos em Toronto no Canadá e lá eu consegui a medalha de bronze. Vamos trabalhar para que agora essas medalhas mudem para uma cor mais dourada”.

No K1 Masculino estará Pedro Gonçalves, atleta que esteve no Pan de Toronto em 2015 e garantiu uma prata. Agora quer buscar um ouro na mesma categoria e tentar mais um pódio no Canoagem Slalom Extremo. “Muito honrado e feliz de representar o meu país nos Jogos Pan-Americanos de Lima, o maior evento esportivo das Américas, vamos com tudo”.

As provas da Canoagem Slalom em Lima iniciarão no dia 02 com a disputa do Canoagem Slalom Extremo, no dia 3 as classificatórias do K1 e C1 Masculino e Feminino, já as finais serão no dia 4 de agosto.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Pan 2019