Siga o OTD

Canoagem Slalom

Seletiva vai definir quem vai defender o Brasil na canoagem slalom em 2017

Neste final de semana a fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina terá dose dupla da canoagem. Foz do Iguaçu recebe, a partir desta quinta (11), dois eventos simultâneos no Canal Itaipu. Pela Seletiva Nacional de canoagem slalom, 45 canoístas, entre eles, os principais nomes da modalidade disputam uma vaga para representar o Brasil em competições internacionais. Já na segunda etapa da Copa Brasil, com previsão de reunir mais de 120 atletas, estará em jogo pontos para o Ranking Nacional.

Ocorrerão provas nas categorias K1 (caiaque individual), C1 (canoa individual), Masculino e Feminino e C2 (canoa dupla) Masculino e Mista nas faixas: Infantil, Menor Júnior, Sênior e Máster em duas divisões iniciantes, além do Caiaque Cross e Prova por Equipe. Oito associações estarão representadas na competição. O evento é aberto ao público com entrada franca.
O atleta prata da casa Felipe Borges participa das duas competições. Vindo de um resultado importante conquistado na primeira etapa da Copa Brasil disputada em Tomazina/PR, na qual garantiu o ouro, o atleta só pensa em repetir o feito no Canal Itaipu. “Em casa sempre é mais emocionante disputar; temos a torcida e a família presente. Em Foz, sempre tive bons resultados e vou atrás de mais um”.  No ano passado, Felipe conseguiu, graças ao bom desempenho, disputar uma semifinal inédita em Praga (quarta etapa da Copa do Mundo). “Quero neste ano ir novamente à Europa e tentar uma final”, comenta o iguaçuense, que também esteve nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Pedro Gonçalves, finalista olímpico de Piraju/SP, está ansioso para a competição e vem mantendo um ritmo intenso de treinos. A intenção é dar a volta por cima na temporada nacional. “Em Tomazina não foi o meu momento. Fiquei fora da disputa pela semifinal. Procurei nestas últimas três semanas focar bem na água. Estou bem confiante”, comenta o atleta do K1 Masculino.
Ana Sátila, atleta do Instituto Meninos do Lago mantém o favoritismo em competições nacionais. Ela vem da primeira etapa da Copa Brasil com três ouros. A canoísta sabe que dedicação é o que conta. “Sempre foco nos meus treinos; me preparo ao máximo, porque cada prova tem sua particularidade”, explica.
Pontuação no ranking nacional
A segunda etapa da Copa Brasil faz parte do Circuito Brasileiro de competições da Canoagem Slalom. Os pontos obtidos pelos atletas somam no Ranking Nacional. Este é o mesmo parâmetro que define os recursos do Bolsa Atleta para o ano seguinte. As três melhores embarcações de cada categoria na soma total do ano estão aptas para obter o auxílio do Governo Federal.
Como funciona a Seletiva Nacional
Foram selecionados 45 atletas que tiveram os melhores resultados de acordo com o ranking 2016 no K1 e C1 Masculino e Feminino e no C2 Masculino. Nesta competição são realizadas três descidas na água por categoria. O pior resultado é descartado. No final há uma pontuação e são selecionados para as competições internacionais os primeiros da lista de acordo com a quantidade de vagas disponíveis por categoria nas competições internacionais.
 
Transmissão pelo Youtube e Facebook
As provas da primeira divisão e da Seletiva Nacional terão transmissão pelo canal do youtube da Canoagem Brasileira (youtube.com/canoagembrasileira) e também pelo facebook (facebook.com/canoagembrasileira). A transmissão é inédita na modalidade. Acompanhe a programação abaixo:
Programação:
Quinta-feira (11) (Transmissão ao vivo)
14:00 – 15:07 –  SELETIVAS I – 1ª descida
16:00 – 17:07 –  SELETIVAS I – 2ª descida
Sexta-Feira – (12)
10:00 – 16:00 – Provas da 2ª Divisão
Sábado – (13) (Transmissão ao vivo)
10:00 – 11:07 – SELETIVAS 2 – 1ª descida
12:00 – 13:07 – SELETIVAS 2 – 2ª descida
14:00 – 15:00 – Prova por Equipe
15:30 – 16:30 – Eliminatórias Slalom Radical
17:00 – 17:30 – Cerimônia de Premiação por Equipe
Domingo – (14) (Transmissão ao vivo)
09:00 – 12:00 – SELETIVAS 3 e COPA BRASIL – 1ª Descida
12:30 – 15:30 – SELETIVAS 3 e COPA BRASIL – 2ª Descida
16:00 – 16:50 – Canoagem Slalom Radical
16:50 – 17:50 – Cerimônia de Premiação.
Site do Evento:
Instagram: @canoagembrasileira
Mais informações no site: www.canoagem.org.br

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Canoagem Slalom