Siga o OTD

Canoagem Slalom

Ana Sátila faz balanço da temporada e foca no Mundial

Em entrevista exclusiva ao Olimpíada Todo Dia, Ana Sátila fez um balanço da temporada de 2018 e falou sobre os planos para o próximo ano. Confira!

Ana Sátila faz balanço da temporada e foca no Mundial de 2019 - Canoagem Slalom
Míriam Jeske/ABraCan

Canoagem ou natação? Depois de treinar os dois esportes durante dois anos na adolescência, Ana Sátila escolheu a primeira opção, que não poderia ter sido melhor. Em 2018, a atleta entrou para a história ao conquistar um ouro inédito no Campeonato Mundial de canoagem slalom.

“O Mundial foi uma competição tão importante quanto a Olimpíada para mim”, considerou Ana em entrevista ao Olimpíada Todo Dia, relembrando o título no K1 Extreme e o sexto lugar no C1 da competição que aconteceu no Rio de Janeiro, em setembro.

E mesmo guardando com carinho as participações nos Olimpíadas de Londres 2012 e do Rio de Janeiro 2016, a atleta considera que a temporada atual foi a melhor de sua carreira até o momento.

Ana Sátila

Foto: Divulgação/Canoagem Brasileira

“Londres eu era muito jovem e não esperava. E o Rio por essa derrota ter me ensinado muito. Então eu colocava isso como os momentos mais altos da minha carreira, pela experiência que eu tive. Mas, com certeza esse ano foi realmente de fundamental importância, até para criar uma confiança maior”, afirmou.

Apesar de ter apenas 22 anos de idade, a bagagem de competições que Ana Sátila carrega é enorme. Por isso, teve que aprender a lidar com a pressão desde cedo e provou tudo o que aprendeu neste Mundial.

“Eu tive muitos resultados fora de casa, mas em casa sempre foi difícil e foi o que a Olimpíada mostrou”, disse. “Esse Mundial serviu para isso, para mostrar que isso que faltava, essa confiança de competir em casa e saber que nada consegue me atrapalhar, é só eu com meu treinamento e minha preparação que podem influenciar meu desenvolvimento, foi isso o que eu consegui provar para mim”, completou.

Planos para a próxima temporada

Ana Sátila

Foto: Fepacan Canoagem

O próximo ano será o mais importante dentro do ciclo olímpico que está acontecendo. Entre os campeonatos internacionais que serão disputados pela seleção brasileira, o mais importante, na visão de Ana, é o Mundial de Canoagem Slalom.

“É uma pista muito legal, que o Brasil sempre tem bons resultados por ser muito parecida com a pista daqui de Foz do Iguaçu. 2019 promete muito”, disse a atleta, se referindo à pista de La Seu D´Urgell.

O Mundial acontecerá na Espanha, entre os dias 24 e 19 de setembro. Nesta competição, estará em jogo uma vaga para o país na próxima Olimpíada.

Além do Mundial, também estão previstos no calendário o Campeonato Pan-americano, etapas da Copa do Mundo, Jogos Pan-americanos Lima e Sul-americano – confira aqui a programação completa.

Treinador só em 2019

Apesar de contar com a ajuda do Comitê Olímpico do Brasil (COB) para manter os treinamentos em Foz do Iguaçu com a seleção brasileira, Ana Sátila sente falta do acompanhamento de um técnico.

“Não é um momento muito fácil para a canoagem brasileira, estamos sem projeto, sem treinador”, contou.

Entretanto, de acordo com a Confederação Brasileira de Canoagem, e equipe terá um treinador novamente a partir de janeiro de 2019. O escolhido para seguir com o trabalho já iniciado após a Rio 2016 é o ex-atleta olímpico Cássio Ramon Petry.

Mais em Canoagem Slalom