Siga o OTD
index

Caio RIBEIRO DE CARVALHO

NASCIMENTO
RIO DE JANEIRO/RJ
IDADE
32
ALTURA
1,87m
PESO
74kg
PARALIMPÍADA
1
PARAPAN
CLUBE
RIO VA’A/BRA
MEDALHAS PARALÍMPICAS
Rio 2016(KL3)
MUNDIAIS
Duisburgo 2013(VL3)
Milão 2015(VL3)
Racice 2017(KL3)
Racice 2017(VL3)
Caio Ribeiro de Carvalho é apaixonado por esportes desde criança. Nascido na cidade do Rio de Janeiro, ele praticou atletismo, basquete, judô e foi jogador profissional de futebol, com uma passagem pelo São Cristóvão, do Rio de Janeiro, e por times na América do Norte.
Primo do tricampeão mundial de jiu-jitsu, Fernando Margarida, e sobrinho do primeiro brasileiro a representar a ginástica artística brasileira em Jogos Olímpicos, João Luiz Ribeiro, Caio foi criado nos Estados Unidos após a morte do pai em um acidente de trânsito. Porém, ele decidiu voltar ao Brasil depois de concluir seus estudos.

No dia 3 de julho de 2011, Caio sofreu um acidente de moto no bairro da Tijuca, Zona Norte da capital fluminense, e precisou amputar a perna esquerda. Assim, a paracanoagem surgiu em sua vida e daí para frente, a sua carreira esportiva deslanchou.

Em 2013, dois anos após o acidente, o brasileiro subiu no lugar mais alto do pódio ao se tornar o campeão mundial de canoa VL3 e conquistando sua primeira medalha de ouro na modalidade. Todo o cenário se repetiu em 2015, quando ele repetiu o feito e se tornou bicampeão mundial.

A paracanoagem estreou nos Jogos Paralímpicos na Rio-2016 e lá estava Caio Ribeiro. Em sua primeira participação em uma Paralimpíada, ele cravou o tempo de 40s199 e conquistou a medalha de bronze na categoria KL3 masculina, se tornando o primeiro brasileiro a subir ao pódio nessa modalidade.

Aos 31 anos, em 2017, Caio teve duas boas participações no Mundial de Paracanoagem, disputado na República Checa. Competindo nas categorias VL3 e KL3, o atleta conquistou duas medalhas de prata e se tornou o maior medalhista brasileiro da competição.