Siga o OTD

Brasil

Atlanta-1996: as primeiras medalhas femininas do Brasil

Em Atlanta-1996, as brasileiras estrearam no pódio olímpico, faturando quatro medalhas, todas coletivas.

Atlanta-1996 - Vôlei de praia - Jacqueline Silva - Sandra Pires - Adriana Samuel - Mônica Rodrigues - Primeiras medalhistas femininas do Brasil
As primeiras mulheres medalhistas olímpicas do Brasil (Divulgação)

A primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna aconteceram em 1896. Mas apenas 100 anos depois, o Brasil viu suas atletas mulheres subirem ao pódio. Foi na Olimpíada de Atlanta-1996 que as primeiras medalhas femininas do Brasil foram conquistadas. E foi uma de cada cor. Todas, no entanto, foram em modalidades coletivas: duas no vôlei de praia, com Jacqueline Silva e Sandra Pires, Adriana Samuel e Mônica Rodrigues, uma no vôlei de quadra e mais uma no basquete.

+ CONHEÇA O BLOG CURIOSIDADES OLÍMPICAS

Bateu na trave

Antes disso, Aída dos Santos havia chegado à final do salto em altura em 1964, nos Jogos Tóquio. Ela era a única mulher brasileira na delegação e foi a primeira a chegar a uma decisão olímpica e ficou na quarta colocação. Este foi o melhor resultado feminino do Brasil em Olimpíadas durante 32 anos. 

+Da exclusão ao holofote: os feitos das atletas olímpicas do Brasil

O feito foi superado justamente em 1996, quando dois times de quadra e duas duplas da praia colocaram as mulheres brasileiras no pódio pela primeira vez. 

Aida dos Santos - Atlanta-1996 - Pequim-2008
Aída dos Santos, do salto em altura (Arquivo Nacional)

Conquista dupla

Não houve, entretanto, uma primeira medalha feminina de fato. Isso porque, no dia 27 de julho de 1996, quatro brasileiras subiram ao pódio ao mesmo tempo. Foi no vôlei de praia, no ano em que a modalidade estreou no programa olímpico. A final contou com duas duplas do Brasil: Sandra Pires/Jacqueline Silva e Adriana Samuel/Mônica Rodrigues. 

Assim, a primeira medalha feminina do Brasil foi na verdade duas: a prata de Adriana e Mônica e o ouro de Sandra e Jacqueline, que foram também as primeiras brasileiras campeãs olímpicas. 

Atlanta-1996 - Jacqueline Silva - Sandra Pires - Adriana Samuel - Mônica Rodrigues - Primeiras medalhistas femininas do Brasil
As duplas brasileiras no pódio em Atlanta-1996 (Divulgação)

Todas as cores

Além das duas medalhas no vôlei de praia, as mulheres brasileira conquistaram mais duas em Atlanta-1996. Em agosto, a segunda prata veio com a seleção feminina de basquete, que havia sido campeã mundial dois anos antes e  contava com duas das maiores jogadoras da história: “Magic” Paula, Hortência. A equipe foi derrotada pelos Estados Unidos, mas foi o melhor resultado da seleção feminina até hoje. 

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

E para fechar a conta a seleção feminina de vôlei, outro time histórico, com nomes como Ana Moser, Leila, Fernanda Venturini e Virna, também subiu ao pódio. A equipe perdeu para Cuba em uma semifinal que terminou em briga, mas se reergueu para vencer a Rússia e ficar com a medalha de bronze. 

Mais em Brasil