Siga o OTD

Boxe

Destaque em 2017, Beatriz Ferreira é promessa no Mundial

Beatriz Ferreira se prepara para primeiro Mundial da carreira
Divulgação

O boxe brasileiro fez bonito nas competições internacionais de 2017, e Beatriz Ferreira foi o grande nome do ano. Confira a retrospectiva da modalidade!

Depois do ouro olímpico com Robson Conceição em 2016 – eleito também o melhor atleta da modalidade na temporada -, o boxe brasileiro teve uma mulher como destaque em 2017: Beatriz Ferreira, da categoria até 60Kg.

Na atual temporada, a brasileira disputou as primeiras competições internacionais da carreira, o tradicional Winner de Belgrado e o Campeonato Continental, conquistando o ouro nas duas. Além disso, foi bronze em um evento na Rússia e ouro na Bulgária. O Mundial feminino, que será o primeiro da atleta, acontece só em 2018.

A técnica da rival, a polonesa Aneta Rygielska – quarta melhor do mundo uma categoria abaixo (57kg) -, não intimidaram a jovem pugilista na final da 55ª edição do Winner, realizado em maio. O torneio na Sérvia também contou com mais quatro medalhas para o Brasil, os bronzes de Graziele de Jesus (51Kg), Joedison Teixeira (64Kg), Jhonatan Soares (69Kg) e Juan Nogueira (91Kg).

Depois da disputa na europa, o Brasil participou do Torneio Cheo Aponte, em Porto Rico. Nela, os boxeadores brasileiros conquistaram três medalhas de ouro, três de prata e três de bronze – desta vez, apenas homens subiram no pódio. Dos onze atletas que representaram o país na competição, nove levaram a conquista para casa.

Foto: Saulo Cruz/Exemplus/COB

Já pensando no Mundial masculino, aconteceu o Campeonato Continental das Américas, em Honduras. O destaque do evento foi o ouro de Beatriz Ferreira. Além da atleta, Michel Borges (81Kg) conquistou o bronze e a classificação. Wanderson Souza (60Kg), Jhonathan Soares (69Kg), Joedison Teixeira (64Kg) e Juan Nogueira (91Kg) conseguiram a vaga na repescagem.

A competição de boxe mais disputada da modalidade, o Mundial, reuniu os 280 melhores boxeadores do mundo em Hamburgo, na Alemanha. A equipe brasileira embarcou para a Europa no início de agosto, mas voltou ao Brasil sem nenhuma medalha – Wanderson de Oliveira e Michel Borges foram os únicos que avançaram à segunda fase e acabaram eliminados.

Em paralelo ao Mundial, aconteceu outro torneio internacional, o XIX Magomed-Salam Umakhanov, na Rússia. Beatriz Ferreira (60kg), Carlos Rafael (56kg), Arisson Tavares (69kg), Hebert Sousa (75kg) e Cleverton Lucas (81kg) voltaram para casa com a medalha de bronze.

Já em meados de outubro, Beatriz e Graziele Jesus conquistaram o ouro e a prata, respectivamente, no II International Boxing Tournament “Balkan”, na cidade de Sofia, na Bulgária. Esta foi a terceira medalha de ouro de Beatriz em competições internacionais em 2017.

Enquanto isso, pensando na preparação da equipe para o Mundial de 2018 e os Jogos Olímpicos da Juventude, atletas juvenis participaram de uma base de treinamento e um torneio na Argentina. O time juvenil contou com cinco atletas.

Nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, o brasileiro Yuri Reges conquistou o ouro na categoria até 63kg. Dos quatro brasileiros que viajaram até a cidade de Santiago, no Chile, três conquistaram medalhas. Laion Souza (52Kg) e Rafael Bender (48Kg) ficaram com o bronze.

Cenário nacional

Em setembro, aconteceram o 15º Campeonato Brasileiro Feminino Elite, 2º Feminino Juvenil e do 10º Brasileiro Masculino Cadete. A equipe de São Paulo venceu o feminino elite, somando 19 pontos. No juvenil, São Paulo e Rio de Janeiro ficaram empatados, com seis pontos cada. Na cadete, mais uma vez São Paulo liderou, com 22 pontos.

Já em novembro, os torneios Centro-Oeste, Sul-Sudeste e Norte-Nordeste definiram os campeões visando a participação no Campeonato Brasileiro de Boxe Masculino Elite.

O principal campeonato nacional aconteceu já em dezembro e, após seis dias de competições, definiu os campeões da categoria Elite e Juvenil. Na contagem por equipes da Elite, o estado do Rio de Janeiro foi campeão com 35 pontos. O Juvenil teve São Paulo na ponta, com 19.

Mais em Boxe