Siga o OTD

Pan 2019

Seleção de boxe treina para superar resultado de Toronto

Equipe conta com cinco homens e três mulheres em oito de treze categorias. Torneio começa no dia 27 de julho e vai até 3 de agosto

Seleção de Boxe dos Jogos Pan-Americanos

A seleção brasileira de boxe desembarque no Peru em breve para a disputa do maior evento esportivo das Américas, os Jogos Pan-americanos Lima 2019. Vai competir com oito boxeadores, sendo cinco homens e três mulheres, que disputam a partir do dia 28 as medalhas em suas respectivas categorias.

“Nossa equipe conta com cinco homens e três mulheres, classificamos oito categorias de 13 possíveis. A gente tem o objetivo de superar os dois pódios que conseguiu em Toronto”, disse Mateus Alves, treinador-chefe da seleção.

Para isso, a seleção brasileira de boxe dos Jogos Pan-Americanos treina. Nesta segunda (15), por exemplo, foi no Clube Escola Jorge Bruder, em São Paulo. É a reta final de uma preparação que vem sendo realizada ao longo de 2019. O torneio de boxe em Lima vai de 27 de julho a 3 de agosto. O Brasil tem 61 medalhas na história. Cuba é o maior vencedor com 126, sendo 90 de ouro.

+ CONFIRA DA PÁGINA DE BOXE DO PAN

“Nós viemos num ritmo forte de competições internacionais no primeiro semestre visando, primeiramente, o Pré-pan-americano. Fomos de uma base de treinamento de 21 dias na altitude da Colômbia com oito países, entre eles República Dominicana e Colômbia, forças no boxe pan-americano. Agora, estamos dentro dos 15 dias de polimento para os Jogos e vamos ter uma semana de adaptação ao clima e à pequena diferença de fuso”, detalha Mateus Alves.

GUIA PAN 2019 CALENDÁRIO    NOTÍCIAS

Ele lembrou ainda que os boxeadores disputaram torneios em países como Bulgária, República Tcheca e Rússia, grandes escolas do leste europeu.

Seleção em treinamento

Dos classificados para os Jogos Pan-Americanos estiveram no treinamento desta segunda-feira Abner Teixeira (91kg), Cosme Henrique Nascimento (+91kg), Hebert Sousa (75kg), Keno Marley (81kg), Ronaldo Bezerra (49kg) e Jucielen Romeu (57kg).

Além deles, Luiz Fernando (69kg), Beatriz Gomes (69kg), Douglas Andrade (52kg), Graziele Jesus (51kg), Rebeca Lima (57kg), Carlos Rocha (56kg), Adilson Gonçalves (56kg), Wanderson Oliveira (64kg) e Kalil Paiva (81kg) participaram da atividade porque fazem parte da seleção permanente.

Mateus Alves teve o auxílio de Claudio Aires e Amônio Silva. Beatriz Ferreira e Flávia Figueiredo, que também estarão em Lima para os Jogos Pan-Americanos.

Keno Marley

Para o jovem Keno Marley, ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, o treino é uma oportunidade de testar o trabalho que vem sendo feito em busca de uma vaga nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

“Tem sido uma caminhada bem difícil. Foi um treino intenso, curto, mas nos matamos em pouco tempo. Estou bem fisicamente, mentalmente, estou preparado para buscar um bom resultado em Lima”, disse o jovem de 19 anos da pequena Conceição do Almeida, cidade de pouco mais de 18 mil habitantes a 160 quilômetros de Salvador, no Recôncavo Baiano, que aos 12 foi levado para São Paulo para treinar. “Depois do Pan, em 2019, ainda temos o Mundial que é um dos objetivos e, depois, os Jogos Olímpicos, que é o grande foco”, completou.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Pan 2019