Siga o OTD

Beisebol

Beisebol: Academia MLB será inaugurada no Brasil visando formação de atletas

Buscando expandir o esporte no Brasil, a Major League Baseball (MLB), juntamente com a Confederação Brasileira de Beisebol e Softball (CBBS), inaugura, no dia 28 de janeiro, a Academia MLB Brasil. Principal programa de beisebol amador do país, será aberto no CT Yakult, que fica localizado na cidade de Ibiúna, no interior de São Paulo.

Considerado pela própria MLB como um dos melhores centros de formação de atletas do mundo fora dos Estados Unidos, a parceria marca a primeira vez que a liga americana terá papel ativo, durante todo o ano, nas operações do CT de Ibiúna, que passará a ser a Academia MLB Brasil.

“Trata-se da próxima fase da evolução dos programas da MLB no Brasil, sendo uma ótima oportunidade para jovens atletas, entre 14 e 18 anos, aprimorarem suas habilidades como jogadores de beisebol e aprenderem lições que irão ajudá-los dentro e fora de campo”, afirma Caleb Santos Silva, coordenador internacional de desenvolvimento do jogo da MLB.

 A proposta irá oferecer aos 11 atletas aprovados nas últimas seletivas da MLB, feitas em outubro de 2016, bolsas de estudos integrais. Além disso, treinamentos, alimentação e alojamento na Academia MLB Brasil.

Os novos atletas se união aos outros 19 aprovados para as categorias de base da seleção brasileira, que também irão morar e treinar no CT, com bolsas da CBBS e MLB.

Dentre os jovens atletas selecionados está Eric Pardinho, de 16 anos, considerado um dos melhores arremessadores prospectos do mundo, alcançando incríveis 150 km/h em seus arremessos.

Para a estrutura, a Academia MLB Brasil contará com dois técnicos estrangeiros são eles: o panamenho Enrique Burgos (ex-jogador de ligas menores e da MLB) e o venezuelano Emilio Acosta que até o ano passado era treinador da filial do New York Yankees na República Dominicana.

 Ao lado da comissão técnica da CBBS, a dupla de treinadores estrangeiros comandará treinos seguindo os mesmos padrões da Major League Baseball.

O CT Yakult já foi a casa de dos dois dos três jogadores brasileiros que chegaram ao topo do beisebol mundial. Quando atuavam pelas categorias de base da seleção brasileira André Rienzo, primeiro arremessador brasileiro e segundo atleta do país a atuar na MLB, em 2013 e Paulo Orlando, primeiro atleta do país campeão da Major League, logo no seu ano de estreia, em 2015, residiram no CT.

EVENTO DE INAUGURAÇÃO DA ACADEMIA MLB BRASIL:

 A abertura ocorrerá a partir das 10h, no dia 28 de janeiro, no CT Yakult, em Ibiúna.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Beisebol