Siga o OTD

Beisebol

MLB confirma temporada 2020, resta lutar contra a pandemia

Com a questão salarial resolvida e à sombra da pandemia, liga e sindicato dos jogadores entram em acordo para a temporada 2020

Washington Nationals, MLB (Facebook/Nationals)

Após quase três meses de desavenças econômicas entre a MLB (liga americana de beisebol) e o sindicato dos atletas, um acordo foi firmado para que a temporada 2020, com apenas 60 jogos, comece no fim de julho. Contudo, a ameaça da pandemia segue rondando os Estados Unidos e promete ser um adversário mais complicado que os salários dos jogadores.

Originalmente, a temporada era para ter começado no último fim de semana de março, mas a pandemia de coronavírus não permitiu. Depois vieram as discussões sobre o salário. Os donos das franquias queriam pagar menos, mas os atletas recusaram os cortes.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

No fim das contas, os jogadores da MLB vão receber cerca de 37% do que receberiam com uma temporada completa de 162 jogos, não serão obrigados a devolverem o que já ganharam de forma adiantada, mas também não terão bônus algum caso cheguem nos playoffs.

Com o acordo firmado entre MLB e sindicato dos atletas, a temporada deve começar dia 23 ou 24 de julho e irá até dia 27 de setembro. Nada de torcedores nas arquibancadas durante toda a temporada, mas quem sabe nos playoffs, que seguem com 10 equipes se classificando.

Segundo o “Caesars Sportsbook”, principal casa de apostas americana, os Yankees e os Dodgers são os favoritos ao título da World Series.

Batalha contra o corona

Em audiência ao Congresso americano, Anthony Fauci, médico consultor da Casa Branca, disse na última terça-feira (23) que “os Estados Unidos estão vendo um aumento perturbador de infecções por coronavírus”. Diante dessa análise, a MLB terá uma enorme dificuldade em controlar a circulação do vírus durante a pandemia.

MLB avalia começar temporada regular no Arizona
Estádios ficaram vazios durante toda a temporada – Foto: Reprodução/Facebook

A liga redigiu um manual de segurança sanitária com mais de 100 páginas, que aborda desde como se comportar em viagens, manter o distanciamento social e até a proibição em cuspir durante jogos e treinos.

Entretanto, com tantos jogadores e comissões técnicas viajando pelo país, a MLB terá uma batalha ingrata pela frente.

Isso porque sete jogadores e cinco funcionários do Philadelphia Phillies deram positivo para coronavírus na última semana. Fora três jogadores do Colorado Rockies que também deram positivo nesta semana segundo reportou a “ESPN”.

Com os jogadores retornando aos treinamentos em 1º de julho, é esperado que os casos positivos aumentem. Os jogadores da MLB serão testados todos os dias.

Jogadores considerados de alto risco por causa de condições preexistentes poderão optar por não participar da temporada, mas receberão seus respectivos pagamentos. Jogadores sem essas condições preexistentes podem optar por não participar, mas renunciarão ao salário.

Uma temporada diferente

Com as medidas sanitárias, o beisebol já será bem diferente. Nada de comemorações efusivas em grupo, cuspes e debates acalorados entre técnicos e árbitros.

Mas com apenas 60 jogos, tudo pode acontecer. Desde 1877, o beisebol da MLB nunca teve uma temporada tão curta como essa. Normalmente, 162 jogos são realizados antes dos playoffs, que seguem como antes, com 10 equipes se classificando, cinco da Liga Americana e cinco da Liga Nacinoal.

Washinton Nationals, do brasileiro Yan Gomes, atual campeão da World Series 2019  MLB pandemia
Washinton Nationals, do brasileiro Yan Gomes, atual campeão da World Series 2019 (Facebook/Nationals)

Cada equipe enfrentará 10 vezes os quatro rivais de divisão, totalizando 40 jogos. Os outros 20 jogos serão contra cinco adversários interligas, de acordo com as rivalidades geográficas. Por exemplo, os Yankees enfrentarão os Mets quatro vezes em Nova York.

E pela primeira vez na MLB, o rebatedor designado – jogador que só entra para rebater e não vai ao campo defender -, tão tradicional na Liga Americana, também estará na Liga Nacional. Ou seja, nada de arremessadores no bastão em 2020.

Nas entradas extras, as equipes vão começar com corredores na segunda base. As trocas de jogadores entre as equipes pode ser feita até o dia 31 de julho.

Os elencos terão 30 jogadores na primeira semana de temporada, depois 28 nas duas semanas seguintes e 26 até o fim da temporada. Contudo, cada equipe pode manter até 60 jogadores ativos, já que a pandemia estará à espreita.

Solitário

Por enquanto, apenas Yan Gomes surge como representante brasileiro para a temporada da MLB. Atual campeão junto com o Washington Nationals, o recebedor deve começar como reserva, mas tem a confiança do comando da equipe, já que foi titular nos jogos finais da última World Series.

Yan Gomes, do Wasginton Nationals, MLB, pandemia
Yan Gomes, do Wasginton Nationals, MLB (Facebook/Nationals)

Foram que Yan assinou por dois anos com a equipe de Washington, tendo a receber cerca de R$ 25 milhões por ano.

O arremessador Thyago Vieira, do Chicago White Sox, chegou a jogar na pré-temporada, mas não deve ser escalado, podendo ficar à disposição caso algum arremessador sai por lesão ou seja infectado.

Mais em Beisebol