Siga o OTD

Tóquio 2020

Liga Japonesa fará testes mensais de Covid-19 na temporada

Testes para detectar a presença do coronavírus serão realizados mensalmente e não se restringirão apenas a jogadores: técnicos e membros das equipes também terão que participar

Liga Japonesa testará jogadores para coronavírus uma vez ao mês (Instagram/baystars_official)

A Liga Japonesa de Beisebol (NPB) decidiu que todos os jogadores, técnicos e membros das equipes terão de passar por testes periódicos de coronavírus para o disputar a nova temporada, marcada para começar no próximo dia 19, sem a presença de torcedores. É a primeira liga profissional marcada para voltar no país da Olimpíada após o estado de emergência.

+Ícaro Miguel é fã de Son Goku e Dragon Ball Z

A decisão, tomada após reunião online entre a NPB e os representantes das 12 equipes que integram a liga, veio depois da confirmação de que dois jogadores do Yomiuri Giants testaram positivo para o coronavírus.

A Liga Japonesa de Beisebol (NPB) decidiu fazer testes de coronavírus com todos os jogadores, técnicos e membros das equipes antes do início da temporada
Dois jogadores da Liga Japonesa de Beisebol testaram positivo para o coronavírus )Instagram/yomimuri.giants)

A primeira rodada de testes para detectar o vírus acontecerá no dia 19 de junho e ocorrerá uma vez por mês.

“Semanas atrás, algumas pessoas eram contra a testagem de jogadores em boas condições de saúde, mas agora a situação é diferente. Concluímos que todos devem realizar os testes para coronavírus para a própria segurança,” disse o comissário da NPB em entrevista coletiva.

A principal liga de beisebol do Japão ainda terá que decidir o prazo de retorno aos campos dos jogadores que testaram positivo. Eles obrigatoriamente terão que se isolar em casa por um período após serem liberados pelos hospitais.

Beisebol e futebol

Um time de especialistas em saúde foi contratado em conjunto pela NPB e pela J.League, a liga profissional de futebol do Japão, e será responsável por todos os testes. A J.League já havia decidido testar todos os jogadores anteriormente.

Olimpíadas mais simples?

 Na quinta-feira (4), a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, disse que pode ser necessário realizar uma Olimpíada “simplificada” no Japão.

“A realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos exige simpatia e compreensão dos moradores de Tóquio e do povo japonês”, disse Koike a repórteres. “Para isso, precisamos racionalizar o que precisa ser racionalizado e simplificar o que precisa ser simplificado”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Os comentários de Koike vieram depois da informação do jornal Yomiuri de que várias opções estavam sendo consideradas pelos organizadores. Entras elas o teste obrigatório de coronavírus e a redução no número de espectadores.

O novo coronavírus já infectou mais de 6,4 milhões de pessoas e matou cerca de 380 mil em todo o mundo. O Japão teve cerca de 17 mil infecções e 900 mortes até o momento.

Mais em Tóquio 2020