Siga o OTD

Basquete 3 x 3

Liga São Paulo define forma de disputa do 1º Campeoanto

Kiko Ross/ASE

Com fase de grupos e playoffs, Liga São Paulo de Basketball define o formato do 1º Campeonato de Basquete 3×3

O 1º Campeonato de Basquete 3×3 da Liga São Paulo de Basketball (LSPB), que está com as inscrições abertas, será realizado neste segundo semestre. De acordo com Guilherme Lotufo, representante da LA Sport Business, responsável pelo departamento técnico, a competição será diferente e atrativa, contando pontos para o ranking da Federação Internacional de Basketball (FIBA).

O formato escolhido foi o de longa duração, com a primeira fase dividida por rodadas e as equipes jogando dentro dos seus respectivos grupos, fazendo a somatória dos pontos. “Os times jogarão três vezes por rodada, pois essa forma de disputa resulta em um bom número de partidas, independente dos resultados, dando chance de crescimento aos novos times e de desenvolvimento aos que já estão acostumadas com as disputas do Basquete 3×3”, comentou Lotufo.

Nos playoffs, a meta é ter diferentes séries, para que ocorra um nivelamento técnico. “O objetivo nesta fase decisiva é que os jogos sejam mais acirrados e interessantes para as equipes”, acrescentou o diretor técnico.

Em relação ao ranking da Federação Internacional de Basketball (FIBA), cada rodada será válida como uma etapa, enquanto os playoffs funcionarão com uma fase final. “Dessa maneira fica liberada a troca de jogadores entre as rodadas; seja por contusão, limitação de horário ou mesmo por mudança de time”, complementou Guilherme.

O gestor da Liga São Paulo de Basketball (LSPB), Vlademir Pereira Silva está satisfeito com a formatação deste primeiro campeonato. “Convido as equipes de Basquete 3×3 a jogar este nosso primeiro campeonato, que tem tudo para ser muito bem disputado e atrativo. As bolas serão da Spalding, assim como acontece com os nossos campeonatos de quadra”, comentou.

“Além disso, a arbitragem ficará a cargo da competente e experiente equipe da CRS, comandada por Carlos Renato dos Santos, que dispensa maiores apresentações, pois é o principal nome da arbitragem brasileira em todos os tempos. Já diretoria técnica será conduzida por Guilherme Lotufo, outro nome importante e consagrados do nosso esporte”, completou Vlademir, salientando que com esse time, as expectativas são as melhores.

As inscrições para o 1º Campeonato de Basquete 3×3 da Liga São Paulo estão abertas até 15 de setembro (sábado).

Mais em Basquete 3 x 3