Siga o OTD

Basquete 3 x 3

Seleção sub-18 conclui treinos para Olimpíadas da Juventude

Divulgação CBB

A Seleção Brasileira Sub-18 masculina de basquete 3×3 concluiu mais uma etapa de treinamentos visando a participação nas Olimpíadas da Juventude

A Seleção Brasileira Sub-18 Masculina de Basquete 3×3 concluiu no domingo (19 de agosto), no Centro de Desportos da Aeronáutica (CDA), no Rio de Janeiro (RJ), a terceira etapa de treinamento preparatória, visando à disputa dos Jogos Olímpicos da Juventude – 2018. O grupo, que iniciou o treinamento na sexta-feira (17 de agosto), intercalou o trabalho técnico/tático, com alguns amistosos.

O técnico Douglas Lorite ficou satisfeito com a produção dos jogadores. “Evoluímos bem da última etapa para esta, o preparo físico está muito bom, pois além do trabalho que realizamos, os atletas tem treinado normalmente em seus clubes, por isso, demos ênfase a correção dos erros táticos, procurando minimizar ao máximo e senti uma melhora considerável. Além disso, temos que seguir fazendo amistosos, pois entramos na reta final de preparação”, comentou.

“Vamos definir o time que segue para a competição na janela final de treinamentos. E, a escolha será dentro de uma opção tática, já que todos estão treinando bem, apresentando um nível alto técnico e bom entendimento daquilo que está sendo passado”, complementou Lorite.

Já na visão do gerente de desenvolvimento do Basquete 3×3 da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Francisco Chagas, esses encontros periódicos são importantes para o futuro da modalidade.

“Além de todo cuidado técnico, tático e físico, essas janelas de treinamento são extremamente importantes, pois nos permitem conversar bastante com os atletas, que são jovens e estão vivendo o importante período de formação. Com isso, temos a chance de passar aspectos importantes, pois defender a Seleção Brasileira não é apenas vestir a camisa e ir jogar, existe uma série de itens que precisam ser trabalhados nos dia-a-dia com os jogadores, ainda mais quando estamos falando de jovens”, comentou.

“O Basquete 3×3 é uma modalidade relativamente nova e temos que nos preocupar com o futuro, formando jogadores e dando chance que eles tenham continuidade na carreira, já que isso não ocorreu no passado; jogadores que conseguiram êxito na modalidade há alguns anos, hoje não estão mais jogando. Por isso, temos essa preocupação, ou seja, orientamos os jogadores, passando conceitos positivos não só sobre o Basquete 3×3, mas do dia-a-dia dentro e fora de quadra, pois que o objetivo é formar cidadãos completos”, acrescentou Chagas.

“Essa continuidade da carreira dentro da modalidade é importante, pois só dessa forma conseguiremos formar ciclos, com o jogador iniciando no sub-18, passando pelo sub-23 e depois atuando no adulto, com a chance de jogar competições de alto nível, como o Mundial e Olimpíada. Com esse panorama, a busca de novos jogadores começa na escola e depois segue escalonando”, complementou o gerente.

Os atletas que compõem o elenco brasileiro são estes: Aieser Batista Pereira (CR Flamengo), Caio Alexandre Pereira (Campinas BC), Gabriel Anderson Souza (Campinas BC), Igor Gabriel Iglesias de Souza (CR Flamengo), Mateus Henrique Diniz (Caramuru Basquete Castro), Matheus da Silva Brito (CR Flamengo), Natan de Oliveira Cordeiro (Tijuca TC) e Matheus Sousa Alves (CR Flamengo).

A quarta última etapa de treinamento será realizada de 28 de setembro a 02 de outubro, quando o selecionado nacional embarca para Buenos Aires, capital da Argentina. Os Jogos Olímpicos da Juventude serão realizados de 07 a 17 de outubro.

Mais em Basquete 3 x 3