Siga o OTD

Basquete 3 x 3

Seleção Sub-18 cumpre treino visando Jogos da Juventude

Divulgação/CBB

Seleção Sub-18 de Basquete 3 x 3 realizou uma série de treinamentos visando a participação nos Jogos Olímpicos da Juventude

A Seleção Brasileira Sub-18 Masculina de Basquete 3×3 concluiu, neste domingo (22), mais um etapa de preparação, visando à disputa dos Jogos Olímpicos da Juventude – 2018, que está agendado para acontecer de 07 a 17 de outubro, em Buenos Aires, capital da Argentina. A equipe comandada pelo técnico Douglas Lorite trabalhou desde sexta-feira (19), na Escola de Educação Física do Exército (ESEFEX), no Rio de Janeiro (RJ).

“A preparação está caminhando de acordo com o planejado, concluímos agora a segunda etapa de treinamentos, depois de uma seletiva, em que selecionamos os oito melhores do Brasil para trabalhar e temos tempo ainda para definir os quatro que irão viajar. Os treinos foram muito bons e fizemos alguns amistosos; o grupo está concentrado, além de treinar com os seus clubes, os jogadores trabalharam conosco também”, comentou Lorite, satisfeito com o potencial apresentado pelos jogadores.

“São atletas novos, alguns já passaram pela Seleção Brasileira que foi vice-campeã Sul-americana no ano passado, outros ainda não haviam jogado o Basquete 3×3 de alto rendimento, mas procuramos sempre adaptá-los o mais rápido possível. Gostei bastante do que vi, os meninos tem um potencial muito bom e vai ser difícil definir os quatro, pois os oitos que treinaram estão em um nível bem equilibrado, então vai ser por uma opção tática mesmo”, completou o treinador brasileiro.

Além dos trabalhos em quadra, nesta etapa, os atletas assistiram a uma palestra do psicoterapeuta e ex-jogador de basquete, Daniel Campos, que discorreu sobre questões relacionadas à mente. “Durante a sessão de habilidades mentais que fiz com a Seleção Brasileira de Basquete 3×3 Sub-18 pude apresentar estratégias e técnicas mentais cientificamente comprovadas para aumento de desempenho. Pesquisas recentes mostram que o treinamento mental representa aproximadamente 80% da performance de um técnico e atleta em competição. Espero que mais dirigentes, comissões técnicas e atletas tomem consciência da importância desse trabalho. Agradeço a CBB, Francisco Chagas e Douglas Lorite, pelo convite”, explicou.

Os atletas convocados são estes: Aieser Batista Pereira (CR Flamengo), Caio Alexandre Pereira (Campinas BC), Gabriel Anderson Souza (Campinas BC), Igor Gabriel Iglesias de Souza (CR Flamengo), Mateus Henrique Diniz (Caramuru Basquete Castro), Matheus da Silva Brito (CR Flamengo), Natan de Oliveira Cordeiro (Tijuca TC) e Matheus Sousa Alves (CR Flamengo).

As demais etapas da preparação brasileira ocorrerão nestas datas: 16 a 19 de agosto, 06 a 09 de setembro e 28 de setembro a 1º de outubro.

“Contamos com o apoio estrutural do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), da Aeronáutica e do Exército (hospedagem, transporte, alimentação e ginásio). Isso nos dá tranquilidade para fazer uma boa série de treinos, já que é o início de um planejamento para os próximos anos. Temos pela frente esta preparação para poder se classificar e disputar as Olimpíadas de Tóquio”, explicou Francisco Chagas, gerente de desenvolvimento do Basquete 3×3 da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

O embarque para Buenos Aires, capital da Argentina, está agendado para 02 de outubro (terça-feira).

Mais em Basquete 3 x 3