Siga o OTD

Basquete 3 x 3

Circuito nacional terá seis etapas e vai começar em março

Etapa carioca do Circuito Nacional definirá Seleção para a Copa

No próximo sábado, dia 16, a Confederação Brasileira de Basquete fará o lançamento oficial do Circuito Brasileiro de Basquete 3×3. E não apenas da competição nacional, mas da temporada da modalidade, que inclui ainda duas competições internacionais a serem disputadas no Brasil. O Basquete 3×3 é parte do projeto Olímpico da CBB para os Jogos de Tóquio 2020, quando fará sua estreia em Olimpíada. O Brasil ocupa hoje a sétima posição do ranking masculino da FIBA e a 23ª no feminino. O lançamento será celebrado com um evento no Parque Vila Lobos, em São Paulo, a partir das 9h.

O Circuito Brasileiro de Basquete 3×3 será disputado, no masculino e feminino, nas categorias Sub-18 e Open (adulto). Serão seis etapas, indoor e outdoor, sendo a primeira de 14 a 18 de março. O Circuito terá premiação em dinheiro para os 8 primeiros colocados da categoria Open e na última etapa o prêmio será pago em dobro. Com a realização de uma etapa por mês, em variadas cidades brasileiras, a competição será disputada até setembro, à exceção do mês de junho. O campeão masculino conquistará a vaga para representar o Brasil na etapa de Quito do World Tour, em 22 e 23 de setembro. Completam o calendário mais uma competição nacional, a Copa do Brasil, e duas internacionais, em parceria com a FIBA, o Challenger e a Copa América. A CBB fechou parceria com o Grupo Globo para a transmissão do basquete 3×3.

O Challenger reunirá equipes nacionais e internacionais e será classificatório para a etapa do World Tour no Canadá, em 21 e 22 de julho. A Copa América será disputada no masculino e feminino e funcionará para os homens como preparatória para o Campeonato Mundial, a ser disputado nas Filipinas, de 8 a 12 de junho. O Brasil já garantiu a participação no Mundial masculino por ocupar a sétima posição no ranking da FIBA, que classifica até o 20º colocado. No feminino, a 23ª posição no ranking deixou a equipe brasileira fora da competição. A Copa do Brasil será disputada pelas oito equipes mais bem colocadas no Circuito Nacional.

“O basquete 3×3 terá toda a nossa atenção. Queremos investir na modalidade que tem grande conexão com os jovens e que nos abre uma enorme oportunidade de crescer. Com sua inclusão nos Jogos Olímpicos não podemos deixar escapar a chance de fazer um trabalho sério que nos traga resultados. O masculino já ocupa uma boa posição no ranking da FIBA e queremos ver o feminino na mesma trajetória”, revelou Guy Peixoto, presidente da CBB.

NA QUADRA

O evento de lançamento do Projeto Basquete 3×3 terá início às 9h no Parque Vila Lobos. Estão programados jogos exibição com alguns dos melhores jogadores de 3×3, que disputam os torneios mais importantes da modalidade e fazem parte do ranking da FIBA, uma partida reunindo celebridades e fãs do esporte, exposição de objetos históricos do basquete, homenagem às lendas do basquete nacional, clínicas para crianças, apresentação de artista de rua, batalha de Djs e quadra livre para o público.

“Vamos fazer um evento que mostre o espírito do basquete 3×3 e apresente a modalidade para quem ainda não a conhece. Contaremos com a participação de atletas experientes e que ocupam as melhores posições dos rankings nacional e internacional, o que permitirá uma aproximação maior com o público. A modalidade vem crescendo e o nível técnico das competições também. Queremos aumentar cada vez mais o número de participantes para ver o surgimento de ídolos e craques que representem o Brasil no circuito mundial”, sintetiza o Gerente de Desenvolvimento do Basquete 3×3 da CBB, Francisco Oliveira.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Basquete 3 x 3