Siga o OTD

Basquete 3 x 3

Santos é campeão da 1ª Copa do Brasil de Basquete 3×3

Além do título, equipe santista assegurou a vaga para a etapa do México do FIBA3x3 World Tour. Torneio aconteceu no Parque do Brás, em São Paulo, e deixou como legado a reforma de uma quadra.

Um título para entrar na história: O Santos se sagrou o primeiro campeão da Copa do Brasil de Basquete 3×3, que teve quatro dos seis melhores jogadores do país da modalidade na disputa. Na decisão, neste domingo, no Parque Benemérito do Brás, na capital paulista, a equipe santista bateu o São Paulo DC, por 18 a 17, e conquistou o título inédito da competição, que reuniu 18 equipes na categoria Elite.

Além do título, o Santos também garantiu uma vaga para representar o Brasil na etapa do México do FIBA3x3 World Tour, no final deste mês, com todas as despesas pagas. São Paulo DC e Rio Preto Guarani se classificaram em torneios anteriores e também vão disputar a etapa mexicana.

A decisão da categoria Elite foi acirrada, disputada ponto a ponto até o final. A equipe de Santos assegurou o título no último segundo, com apenas um ponto de vantagem.

“Estamos muito felizes com essa conquista. Batemos o São Paulo DC, que ao meu ver é o time mais estruturado do momento. Foi um grande torneio, de excelente nível técnico. A Copa do Brasil coroou o calendário da ANB 3×3. Fomos campeões e vamos voltar a disputar uma etapa do FIBA 3×3 World Tour”, afirmou o jogador Guilherme Rojas. Santos jogou duas etapas do Mundial: Japão (2014) e Abu Dhabi (2015).

O alto nível técnico da Copa do Brasil, com jogos bem equilibrados e com a participação de 17 equipes de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Ceará e Mato Grosso do Sul e mais um time da Colômbia, foi ressaltado pela maioria do jogadores. “Esse, sem dúvida, foi o torneio mais forte que jogamos este ano aqui no Brasil. Pena não termos saído com o título, que era o nosso objetivo”, disse Luiz Felipe Soriani, melhor jogador brasileiro no ranking da FIBA, 43o. colocado, e jogador do São Paulo DC.

Na caminhada rumo à final, o Santos – formado por Guilherme Rojas, Fernando Fischer, Luiz Bidart e Rafael Frias – venceu na fase classificatória o Fortaleza UNOPAR por 21 a 8 e o Joinville Our Team, por 20 a 13. Nas quartas de final bateu o Mogi das Cruzes, por 15 a 14, e na semifinal derrotou novamente o Joinville, por 20 a 13.

A Copa do Brasil de Basquete 3×3 também contou a disputa das categorias Sub 18 Masculino e Feminino, Sub 23 Masculino, +35 Masculino, Open Masculino e Adulto Feminino.

A Copa do Brasil de Basquete 3×3 e o TNT Energy Drink, patrocinador do evento, deixaram um legado para o Parque Benemérito do Brás, com a reforma de uma quadra, com pintura no piso e novas tabelas de acrílico, para uso do público que frequenta o local.

“Para nós é muito gratificante entregar uma quadra como essa ao parque como forma de incentivar ainda mais o público daqui a jogar basquete”, destacou Vinicius Cardozo, presidente da ANB3x3 (Associação Nacional de Basquete 3×3). “Estamos muito felizes em receber essa quadra revitalizada”, emendou Robson Freitas, administrador do Parque Benemérito do Brás.

Resultados finais e classificação:

Elite

Final: Santos 18 x 17 São Paulo DC

3º colocado: Joinville Our Team

Adulto Feminino

Final: The Choice 14 x 12 The Girls

3º colocado: Formation Street

Open Masculino

Final: Os Brothers 15 x 13 Ibira SP

3º colocado: Família São José

Sub 18 Feminino (grupos)

1o. Hunters BRA 2

2o. Guerreiras do CT

Sub 18 Masculino

Amigos de São Mateus 18 x 14 BDM State

1o. Amigos de São Mateus

2o. BDM State

3o. The Athletics

Sub 23 Masculino

Young Kings 15 x 13 Valinhos

1o. Young Kings

2o. Valinhos

3o. Kabassauros

+35 Masculino (grupos)

1o. Roots

2o. Thunders

3o. Instituto DC/Juventus 35

 

 

 

Mais em Basquete 3 x 3