Siga o OTD

Basquete 3 x 3

Pré-Olímpico de Basquete 3×3 acontece na Áustria em maio

Competição foi reagendada e acontece em Graz, na Áustria; Brasil está na disputa por uma das vagas no masculino

Pré-Olímpico de Basquete 3x3
Torneio conta com 20 seleções brigando por três vagas em cada naipe (Divulgação/AWBG)

A FIBA (Federação Internacional de Basquete) divulgou nesta terça-feira (24) que a cidade de Graz, na Áustria, será a nova sede do Pré-Olímpico de Basquete 3×3. Marcada para acontecer entre os dias 26 e 30 de maio de 2021, a competição distribuirá seis vagas para a modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio, sendo três masculinas e três femininas.

Anteriormente o torneio, que terá a participação da seleção brasileira masculina, estava marcado para março deste ano e aconteceria em Bengaluru, na Índia. No entanto, por conta do adiamento dos Jogos Olímpicos, o torneio teve a sua data e local alterados.

+Vôlei Renata acerta com Leandro Vissoto e Lucas Barreto

Ao todo, atletas de 36 países formarão vinte equipes para cada naipe e brigarão pelas três vagas para cada gênero. Em seu anúncio, a FIBA confirmou que a competição manterá o mesmo formato previsto.

Dessa forma, o Pré-Olímpico será disputado em quatro grupos de cinco seleções em cada. As duas melhores equipes de cada chave avançam para os playoffs. Ao final do torneio, os três melhores colocados carimbam o passaporte rumo â Tóquio.

O Brasil estará representando no torneio das equipes masculinas. A FIBA ainda não divulgou se o sorteio dos grupos feito anteriormente será o utilizado no ano que vem. Caso o chaveamento seja mantido, o trio brasileiro disputará o grupo A ao lado de Mongólia, Polônia, República Tcheca e Turquia.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Além do Pré-Olímpico, o Basquete 3×3 terá o Pré-Olímpico Universal, que dará mais uma vaga para cada gênero para o evento na capital japonesa. A competição será em Budapeste, na Hungria, e não tem data definida. Vai contar com a participação de países que não se classificaram para o Pré-Olímpico da Áustria ou não foram representadas no basquete tradicional nas duas últimas edições olímpicas.

Vale lembrar também que a competição já possuí quatro países confirmados em cada naipe por conta da classificação no ranking mundial de 2019. China, Japão, Sérvia e Rússia já estão garantidas no masculino, enquanto China, Mongólia, Romênia e Rússia estão classificadas para o torneio feminino de Tóquio.

Mais em Basquete 3 x 3