Siga o OTD

Basquete 3 x 3

Pandemia faz FIBA congelar todos os rankings mundiais

Sem competições desde o início de março, FIBA resolve congelar ranking do basquete 3×3 por tempo indeterminado por causa da pandemia

Seleção masculina em ação na Copa do Mundo Fiba de 3x3 (Reprodução/FIBA3x3.com

A Federação Internacional de Basquete (FIBA) decidiu congelar o ranking individual, de clubes e de seleções do basquete ​​3×3 em todas as categorias até que as competições, paradas por causa da pandemia, voltem a ser disputadas.

Com os rankings de seleções congelados a partir de 1ª de abril, o Brasil segue em 15º no masculino e em 34º no feminino. Pelo sub-23, o masculino ocupa a 13ª posição, enquanto o feminino segue em 34º. Fechando o ranking, no sub-18 o masculino aparece em 8º e o feminino em 21º.

No ranking de times, o Brasil não possue nenhuma equipe entre as 30 melhores do mundo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Os rankings de basquete 3×3 da FIBA ​​são um componente essencial do sistema de qualificação para torneios. As seleções se qualificam para competições de equipes nacionais, enquanto os clubes têm acesso privilegiado ao circuito profissional.

Todas as competições de basquete 3×3 organizadas pela FIBA estão suspensas desde 13 de março devido à pandemia de coronavírus. Ainda não há uma previsão de quando os eventos voltarão a ser realizados e por isso a FIBA resolveu congelar todos os rankings.

Caminhada olímpica

O basquete 3×3 do Brasil ainda está na briga por uma vaga na Olimpíada de Tóquio 2020, pelo menos no masculino. A seleção feminina jã não possui chance alguma, muito por causa do ranking da FIBA.

Já o masculino terá que participar do Pré-Olímpico Mundial, que dará três vagas para Tóquio 2020, mas está sem data por causa da pandemia.

O Brasil entrou no Grupo A do Pré-Olímpico, que tem Mongólia, Polônia, Turquia e República Tcheca. As outras chaves têm: B (Estados Unidos, Lituânia, Bélgica, Coreia do Sul e Nova Zelândia), C (Eslovênia, França, Catar, Filipinas e República Dominicana), D (Holanda, Letônia, Canadá, Croácia e Índia).

As equipes jogam entre si na primeira fase, com duas seleções por grupo se classificando para a fase seguinte, que já é mata-mata. Apenas as três primeiras garantem um lugar em Tóquio 2020. Essa é a última oportunidade para o Brasil disputar os Jogos Olímpicos na estreia da modalidade.

Mais em Basquete 3 x 3