Siga o OTD

Basquete

Com virada no último minuto, Flamengo vence Joinville

Divulgação NBB

A temporada 2018/2019 do NBB mal começou e os torcedores de Flamengo e Joinville/AABJ já tiveram um teste para cardíaco. Na noite desta quarta-feira, na Arena Carioca 1, o clube rubro-negro passou a maior parte do duelo atrás no placar, virou somente no minuto final e saiu de quadra com um grande triunfo sobre o valente time catarinense, por 76 a 75.

Põe na conta: Com o resultado, o clube da Gávea acumulou sua terceira vitória em três partidas e permaneceu com 100% de aproveitamento no NBB . Por sua vez, o brioso Joinville sofreu sua primeira derrota na competição e agora tem campanha de um triunfo e um revés (50% de aproveitamento).

Fala aí, Mineiro: “Começamos a partida mal defensivamente e com isso perdemos a confiança no ataque. A tônica do nosso ataque tem sido a transição rápida, mas nossa defesa não estava boa e por isso não conseguimos fazer isso. Corrigimos os erros no terceiro quarto e o jogo mudou. O Joinville fez um grande jogo, meteram muita bola e foi um jogo emocionante, mas felizmente saímos com a vitória”, disse o ala/pivô do Flamengo.

Fala aí, Vezaro: “Não estamos surpresos com esse jogo, pois estamos trabalhando muito forte. Com a chegada do novo técnico temos um novo propósito, que é de atacar melhor, movimentar mais rápido a bola.  Somos jovens e temos que usufruir da nossa velocidade. No outro ano pecamos muito nos rebotes defensivos, todos levavam vantagem sobre nós nesse aspecto. Hoje eles (Flamengo) também pegaram vários rebotes, mas menos que o ano anterior. Isso fez com que nos mantivéssemos com jogo parelho até o fim. O Flamengo é uma grande equipe. Eles tiveram uma partida ruim, mas não porque quiseram, mas porque nossa defesa foi forte e impôs isso a eles. Posso dizer que é isso que a nossa equipe poderá oferecer durante toda a temporada”, disse o camisa 10 do Joinville.

Fala aí, Vezaro: “Viemos para o Rio pensando em ganhar um jogo. Já fizemos isso e agora queremos ganhar mais um. Vamos enfrentar o Vasco, que ao nosso olhar é um adversário direto na competição. Vamos treinar, corrigir os erros que cometemos hoje e vamos com tudo para cima do Vasco”, completou o joinvilense Felipe Vezaro.

Que início, Joinville! Quem começou mandando na partida foi o Joinville. Com altos 50% de aproveitamento nas bolas de 3 pontos (4/8), a equipe do técnico Daniel Lazier também usou sua forte defesa para barrar o ataque do Flamengo e abrir incríveis 19 a 6 nos primeiros sete minutos. O rubro-negro carioca ainda tentou reagir, mas só cortou o prejuízo para dez pontos (22 a 12).

Mesma pegada: Já no segundo quarto, os catarinenses seguiram com a mão quente e novamente tiveram 50% de aproveitamento nos tiros longos, desta vez com 5/10. Com isso, a equipe chegou a abrir 14 pontos de vantagem (35 a 21) e foi para o vestiário com importante margem a seu favor: 47 a 38.

A vez do Flamengo: Pelo jeito a bronca foi grande no vestiário do Flamengo, pois o cenário da partida mudou completamente no terceiro quarto. Mais firme e intenso na defesa, os comandados do técnico Gustavo De Conti foram tirando a vantagem aos poucos e conseguiram ficar em vantagem pela primeira vez no jogo somente restando quatro minutos para acabar o período (53 a 52) após corrida de 19 a 5. Os cariocas venceram a parcial por 22 a 11 e foram para os dez minutos finais na frente: 60 a 58.

Joinville de novo: Mas quem pensou que o Flamengo ampliaria sua vantagem no período final se enganou redondamente. Valente, o Joinville mostrou uma incrível determinação e brigou forte em todas as bolas, principalmente nos rebotes (tanto de ataque quanto de defesa). Com garrafão fechado, o time do Sul voltou a ficar em vantagem e abriu quatro pontos na metade do último quarto (68 a 64).

Davi clutch: Depois de ver o jovem ala Weihermann fazer cinco pontos em sequência e colocar a vantagem catarinense em quatro pontos restando pouco menos de três minutos (75 a 71), o Flamengo buscou a virada através da bandeja de Deryk, com um minuto e meio para acabar (75 a 73). Na saída de bola, o Joinville errou um passe e deu a posse ao time da casa, que conseguiu a virada com linda bola de 3 pontos de Davi Rossetto, com um minuto para acabar (76 a 75).

Final dramático: Os comandados de Daniel Lazier tiveram a primeira chance da virada no ataque seguinte, mas cometeram a violação de 24 segundos. Na saída, o clube da Gávea também teve a chance de ampliar a vantagem, mas o arremesso de 3 pontos de Deryk não caiu. Na última posse da partida, restando cinco segundos para acabar, a bola sobrou para o pivô Thiago Mathias, que não converteu o tiro para 3 pontos no estouro do cronômetro.

Fala aí, Mineiro: “Esse é um jogo que mostra o equilíbrio do NBB. Joinville veio aqui e fez um grande jogo, assim como nós fizemos grandes jogos fora de casa também. Hoje Joinville mostrou que vem com força total essa temporada. Tenho certeza que nosso time terá trabalho contra todas as equipes e quem estiver mais atento irá vencer”, finalizou Rafael Mineiro, do Flamengo.

Mais em Basquete