Siga o OTD

Basquete

Franca vence Corinthians pela primeira rodada do NBB

Divulgação

Em partida cheia de reviravoltas, o Sesi Franca Basquete estreou com vitória no NBB 2018/2019, nesta terça-feira (16/10). Com grande atuação de Lucas Dias, o time francano bateu o Corinthians, no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo (SP), pelo placar de 83 a 80 e reafirmou o bom momento vivido pela equipe.

Decisivo: O grande destaque do jogo foi o ala/pivô Lucas Dias, de Franca, que terminou a partida com 23 pontos, sete rebotes e 24 de eficiência. Mais da metade desses pontos ocorreram no último quarto, em que o jogador não errou absolutamente nada (12 pontos em 12 tentados).

Coletivo forte: Além de Lucas Dias, outros três jogadores contribuíram com mais de dez pontos: os alas Didi e David Jackson (17 e 14), e o pivô Cipolini (13).

Fala aí, Lucas Dias: “Muito bom começar a competição com vitória. Tenho que parabenizar a equipe, estamos vindo de um título paulista, com muita moral. Hoje fui eu que apareci mais, mas cada jogo é um jogador diferente que se destaca. Começamos o campeonato com o pé direito, mas sabemos que a disputa é muito longa”, disse Lucas Dias, cestinha do Franca na partida.

Bem que tentaram: Pelo Corinthians, quem mais se destacou foi o ala/armador Kyle Fuller, cestinha da noite com 24 pontos. Além do norte-americano naturalizado peruano, o ala uruguaio Mauricio Aguiar também teve boa atuação, com 15 pontos, assim como o armador Ricardo Fischer, com 14 pontos e três assistências.

Início do Timão: O Corinthians começou a partida em um ritmo acelerado, com uma forte defesa e saídas para o contra-ataque com Kyle Fuller, que anotou 11 pontos no primeiro período. Tudo ficou melhor quando as bolas de 3 pontos da equipe começaram a cair (duas de Aguiar e duas de Fuller em sequência), momento em que a vantagem aumentou para 21 a 10.

Reação francana: Com os donos da casa na frente por 11 pontos, o treinador de Franca, Helinho Garcia, colocou os jovens Didi e Alexey em quadra. Foi aí que a reação começou. O jogo do time francano começou a fluir e a diferença foi diminuindo, no fim do primeiro quarto o placar mostrava 23 a 21 para o Corinthians.

Fator Didi: O jovem ala de 19 anos mudou o ritmo da partida no primeiro tempo. Com ele em quadra, a defesa do atual campeão Paulista melhorou e foi fundamental para a virada do placar. O Franca assumiu a liderança do jogo pela primeira vez apenas no segundo quarto e conseguiu ir para o vestiário na frente por 44 a 36, com 14 pontos de Didi na primeira etapa.

Tudo em aberto: Franca começou o segundo tempo muito ligado e aumentou a vantagem para 12 pontos. Tudo levava a crer que o jogo se definiria mais cedo, mas o time de Parque São Jorge não desistiu e voltou no jogo, graças a Douglas Santos e Humberto que, vindos do banco, deram o gás que faltava para o Timão. No início do último período, o placar apontava 62 a 55 para a equipe visitante.

“O caos” no final: Os últimos dez minutos de partida foram o verdadeiro “caos”, como diria o narrador Rômulo Mendonça, da ESPN. Teve de tudo, falta técnica, invasão de lance livre, roubadas de bola. O Corinthians, embalado pela torcida, perseguiu o Franca no placar até os últimos instantes de jogo. Com quatro segundos no relógio e dois pontos atrás, o time da casa teve a bola na mão para tentar o empate ou até uma virada. Mas no fim…

Roubo fatal: A estrela de André Goes brilhou. O ala francano conseguiu uma linda roubada de bola sobre o experiente Guilherme Giovannoni, nos segundos finais da partida, e garantiu a primeira vitória de sua equipe no NBB 2018/2019.

Próxima parada: As duas equipes voltarão a atuar ainda nesta semana. O Corinthians tem compromisso marcado para esta sexta-feira (19/10), contra o Paulistano/Corpore, no Ginásio Wlamir Marques, às 21h10, com transmissão ao vivo do Foxsports. Já o Franca entrará em quadra no sábado (20/10), contra o Botafogo, no Ginásio Pedrocão, às 14 horas, com transmissão ao vivo da Band.

Mais em Basquete