Siga o OTD

Basquete

Santo André vence e se garante nas semis do Paulista feminino

Equipe do ABC chega a nove vitórias na competição e não pode mais ser alcançada pela quinta colocada. Campinas vence o Ituano fora de casa na outra partida da rodada

Jorge Bevilaqua/Divulgação

O Santo André conseguiu assegurar a vaga na semifinal do Campeonato Paulista feminino de basquete. Depois da vitória de nesta terça-feira por 77 a 71 ante o Catanduva, a equipe do ABC chega a 9 vitórias e não pode mais ser alcançada pelo Pindamonhangaba, que acumula apenas três e está na 5ª posição na classificação do estadual.

Jogando no ginásio Ginásio Pedro Dell’Antonia, o Santo André venceu dois dos quatro períodos. Foi uma partida equilibrada, mas em que o time da casa teve um aproveitamento melhor em bolas de dois pontos (52% a 46%) e nos lances livres (52% a 42%), o que serviu para equilibrar o excesso de bolas roubadas por pelo time visitante (5 a 11) e, consequentemente, os pontos de contra-ataque (15 a 19).

O destaque do time da casa ficou com a capitã Jaqueline Silvestre, que foi a cestinha da partida, com 28 pontos, além de ter pegado 4 rebotes e distribuído 3 assistências. Pelo lado do Catanduva, a cestinha foi Tati Mota, que mesmo vindo do banco, converteu 19 pontos e pegou 5 rebotes.

Campinas vence fora de casa

Depois de quebrar a invencibilidade do líder, o Campinas voltou a quadra, novamente fora de casa e demonstrou sua força ao bater o Ituano por 71 a 57. A equipe campineira alcança a oitava vitória, enquanto o time de Itu acumula 3 vitórias e 6 derrotas na classificação.

O Campinas começou mal e acabou perdendo o primeiro período. No entanto, o time voltou melhor já para o segundo e foi superior daí até o final da partida. Com um contra-ataque eficiente (15 pontos contra 7) e se aproveitando dos erros adversários (14 pontos em erros contra 6 sofridos), o Campinas não teve problema em fechar a partida.

O time visitante contou com boas atuações da maioria das titulares. Patrícia Teixeira marcou 18 pontos, Ariadna Felipe fez 14 e pegou 10 rebotes e Bruna Honório também contribuiu com 12 pontos e 10 rebotes. Pelo lado do Ituano, o destaque ficou com Gabriela de Paula, que fez 16 pontos e pegou 10 rebotes, bem como a capitã Kelly Santos, que anotou 16 pontos e pegou 8 rebotes.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Basquete