Siga o OTD

Basquete

Com Augusto Lima, Seleção faz primeiro treino em Montreal

Divulgação-CBB

Augusto Lima está de volta à Seleção Brasileira masculina de basquete. Sem defender o país desde os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, o pivô do Cedevita, da Croácia, foi a principal novidade no primeiro treino comandado pelo técnico Aleksandar Petrovic em solo canadense, neste domingo (09), em Montreal.

Além de Augusto Lima, Leandrinho também está de volta. Fora dos confrontos diante da Venezuela, em Caracas, e da Colômbia, em Medellín, válidos pela última janela da primeira fase da classificatória para a Copa do Mundo da China, no ano que vem, o experiente ala/armador reforçará o Brasil nos jogos contra o Canadá, quinta-feira, às 20h30, (horário de Brasília), e dia 16, contra as Ilhas Virgens, em Goiânia, às 21h.

A outra novidade da convocação do técnico Petrovic é o ala Didi. Com apenas 19 anos, o capixaba que atua em Franca foi um dos destaques da seleção sub-21 na conquista do Sul-Americano da categoria, mês passado, em Salta, na Argentina.

As únicas ausências do primeiro treino realizado neste domingo, em Montreal, local da partida da próxima quinta-feira, foram Marcelinho Huertas e Rafael Hettsheimeir. Enquanto o armador do Baskonia, da Espanha, é aguardado nesta segunda-feira, no Canadá, o pivô do Sesi Franca sofreu uma fratura no osso navicular do pé esquerdo no clássico contra o Corinthians e acabou sendo cortado.

Rafael Hettsheimeir é liberado da Seleção devido à contusão

Foto: FIBA

O pivô Rafael Hettsheimeir foi liberado pelo técnico Aleksandar Petrovic e não se apresentará à Seleção Brasileira para os dois jogos iniciais da segunda fase das Eliminatórias para a Copa do Mundo da China. O atleta do Sesi Franca Basquete se contundiu na disputa do Campeonato Paulista.

Assim que tomou ciência do ocorrido, o médico Carlos Vicente Andreoli fez contato com o médico, Marcelo Cruz, e com o fisioterapeuta, Rogério Barbosa, ambos da equipe francana, para colher informações complementares sobre a contusão.

“Logo após a lesão sofrida pelo atleta Rafael Hettsheimeir, durante jogo disputado na quinta-feira (06 de setembro), os departamentos médico e de fisioterapia do Sesi Franca Basquete informaram à CBB sobre o ocorrido, com a suspeita da fratura do navicular, por isso, houve comum entendimento no corte do jogador, já que a viagem da Seleção para o Canadá seria no dia seguinte”, comentou o diretor médico da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

“A confirmação do diagnóstico ocorreu no dia seguinte por meio da tomografia e da ressonância magnética. A fratura do navicular do pé acontece em região de tensão, que chamamos de alto risco (em relação à demora na consolidação). A opção cirúrgica realizada pelo departamento médico do Sesi Franca é o preconizado aos atletas para buscar uma recuperação mais rápida”, complementou Andreoli, salientando que a CBB está na torcida para que a recuperação do atleta ocorra no menor tempo possível.

Confira a Nota Oficial emitida pela equipe francana, na manhã deste domingo (09 de setembro):

O atleta Rafael Hettsheimeir sofreu uma fratura do osso navicular do pé esquerdo e será submetido a um procedimento cirúrgico. O tempo previsto para recuperação é de oito a dez semanas, variando com a reação do organismo do jogador.

A cirurgia será realizada a fim de melhor fixação da lesão e para diminuir o tempo de retorno às quadras.

Hettsheimeir ficará quatro semanas sem pisar, usando robofoot (bota imobilizadora). Após esse período, será liberada carga progressiva.

Todo o departamento médico do Sesi Franca Basquete está 100% empenhado para o tratamento do atleta.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Basquete