Siga o OTD

Basquete

Seleção Brasileira inicia preparação para o Sul-Americano

Kiko Ross/CBB

A Seleção Brasileira feminina iniciou a preparação, em Campinas,  para o Sul-Americano de basquete, que acontece na Colômbia

A Seleção Brasileira Adulta Feminina deu início à preparação para a disputa do Campeonato Sul-americano – 2018, a ser realizado em Tunja, na Colômbia. O pontapé inicial foi dado nesta sexta-feira (10 de agosto), com uma entrevista coletiva, realizada no Vitória Newport Residence, em Campinas (SP) e logo em seguida, o técnico Carlos Lima já esteve em quadra, comandando o primeiro treinamento, realizado na Arena Concórdia, o Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

“Este é um momento importante do basquete feminino nacional, que inicia um novo ciclo, por isso, a Confederação Brasileira, na pessoa do presidente Guy Peixoto Jr, trabalhou arduamente para contar com sua força máxima, além de proporcionar a estrutura necessária para esta preparação. Desejo sucesso às atletas e à comissão técnica, que certamente farão um grande trabalho e chegarão em ótimo nível técnico, tático e físico à Colômbia”, comentou o diretor executivo da CBB, Marcelo Sousa.

“Iniciamos a preparação para a competição mais importante que temos, abrindo este novo ciclo, já que o Sul-americano é classificatório a Copa América, que por sua vez, qualificará para os Jogos Olímpicos. A expectativa é a melhor, pois contaremos com jogadoras que não puderam estar conosco na última competição – Erika de Souza, Clarissa dos Santos, Tainá Paixão e Nádia Colhado. Por isso, encaro com otimismo esse momento e vejo que todos estão com pensamento único, ou seja, de conquistar o título Sul-americano”, explicou o técnico Carlos Lima.

Convidados pela CBB, nomes importantes do basquete paulista e nacional estiveram presentes e passarem mensagens positivas para as atletas e comissão técnica: Helen Luz, campeã Mundial e medalhista Olímpica; Antonio Carlos Vendramini, técnico do Vera Cruz Campinas, que tem um currículo repleto de títulos; e Antonio Carlos Barbosa, ex-técnico do selecionado nacional, medalhista olímpico e com inúmeras conquistas em sua carreira.

“Quando se fala em Seleção Brasileira sempre vem boas lembranças em minha cabeça; fiquei contente e agradeci à CBB pelo convite para estar presente na apresentação das atletas. Fiquei feliz em ver esta mescla de jogadoras mais experientes, casos da Érika, Clarissa e a Gil, com as jovens promessas do nosso basquete, como a Thayná, Raphaella Monteiro e a Lays, que fizeram uma grande LBF e agora vão defender a Seleção, sem falar nas mais jovens, que são altas. Isso é muito importante para o futuro do basquete brasileiro, iniciando por este Sul-americano”, comentou Helen.

“Estou muito contente com o convite feito pela CBB para estar nesta apresentação, que aceitei prontamente. Fiquei, realmente, satisfeito, pois vi um grupo experiente e promissor, com jogadoras jovens no meio, que tem condições de fazer o melhor, imediatamente neste Sul-americano. O empenho da Confederação Brasileira, que vinha com muitos problemas, como a suspensão, e estamos vendo agora esta nova gestão comprometida em fazer o melhor pelo basquete e o naipe feminino precisa disso e foi o que vi aqui, tanto da parte técnica, como das atletas”, acrescentou Vendramini.

“Uma satisfação atender ao convite da CBB e ter a chance de conversar com as atletas e cumprimentá-las, algumas companheiras de muitos anos. Trata-se de um novo ciclo e um time já com algumas atletas jovens fazendo parte do grupo. Contando com jogadoras experimentadas, como Nádia, Erika e a Clarissa, tenho certeza que esta seleção trará o título Sul-americano”, complementou Barbosa.

O grupo brasileiro é composto pelas seguintes jogadoras:

Armadoras: Babi Honório (Vera Cruz/Campinas), Lays da Silva (São Bernardo/Instituto Brazolin/Unip) e Tainá Paixão (Las Heras-Argentina)

Alas: Isabela Ramona (Valencia/Espanha), Izabella Sangalli (Club Tomás de Rocamora/Argentina), Jaqueline de Paula (Basketball Santo André/Apaba), Raphaella Monteiro (União Sportiva/Portugal), Tati Pacheco (Sampaio Basquete) e Thayná Silva (São Bernardo/Instituto Brazolin/Unip)

Pivôs: Clarissa dos Santos (Lyon Asvel/França), Érika de Souza (Perfumerías Avenida/Espanha), Kamilla Cardoso (Hamilton Heights/Estados Unidos), Stephanie Soares (ADC Bradesco), Nádia Colhado (Uni Girona/Espanha) e Gil Justino (Vera Cruz/Campinas)

Além de Carlos Lima, a comissão técnica brasileira conta com: Bruno Valentin (administrador), Adriana Santos (gerente técnica), João Camargo Neto (assistente técnico), Clóvis “Vita” Haddad (preparador físico), Paulo Szeles (médico), Isabel Rosa, Jordana Reis e Thais de Sousa (fisioterapeutas).

A etapa de treinamento em Campinas (SP) será realizada até 27 de agosto (segunda-feira). No dia 28 de agosto (terça-feira) a delegação brasileira segue viagem com destino a Tunja, na Colômbia, sede do Campeonato Sul-americano.

Mais em Basquete