Siga o OTD

Basquete

Rafa Luz comemora retorno à seleção para classificatória

Rafa Luz comemora retorno à seleção para classificatória
Divulgação

Recuperado de lesão muscular na panturrilha, Rafa Luz comemora retorno à seleção brasileira masculina de basquete.

Um dos cinco remanescentes da equipe que disputou os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro – os outros são Marcelinho Huertas, Cristiano Felício, Rafael Hettsheimeir e Vitor Benite -, Rafa Luz comemorou seu retorno à Seleção Brasileira para os dois jogos válidos pela terceira janela da classificatória das Américas para a Copa do Mundo da China, diante da Venezuela, dia 29/06, em Caracas, e Colômbia, dia 02/07, em Medellín.

“Já estava com saudade desse dia a dia da Seleção, de reencontrar os amigos, alguns com quem já atuei junto, tanto na Seleção como em clubes, é sempre muito bom. Apesar de estar sendo um período mais curto de convivência, porque são apenas dois jogos em cada janela, é sempre bom estar de volta e poder defender meu país”, disse Rafa Luz.

Sem jogar pelo Brasil desde os Jogos de 2016, o armador, que disputou a última temporada do NBB por Franca, até chegou a ser convocado pelo técnico Aleksandar Petrovic para as partidas contra Chile e Colômbia, em Goiânia, em fevereiro, mas uma lesão muscular na panturrilha acabou adiando seu retorno à Seleção.

Cem por cento recuperado, Rafa Luz treinou forte nos três primeiros dias de preparação na Arena Concórdia, em Campinas (SP), e mostrou que está pronto para enfrentar a Venezuela. Um dos jogadores mais experientes do grupo convocado por Petrovic, o armador destacou a importância de uma vitória na primeira das duas partidas fora de casa.

“Nos últimos anos a Venezuela tem sido um adversário forte. Eles jogaram as Olimpíadas no Rio e sem dúvida será o jogo mais importante até agora porque levamos para a próxima fase as derrotas sofridas contra as equipes que também se classificarem. Se vencermos a Venezuela poderemos, teoricamente, perder para a Colômbia, porque esse país não se classificaria e essa derrota não seria levada para a segunda fase. É um jogo-chave para nós”, explicou o jogador.

Apesar de nunca ter trabalhado com Petrovic e participado apenas de quatro treinos desde que a Seleção se apresentou na última sexta-feira, Rafa Luz elogiou o novo comandante.

“Eu o conhecia somente pelo trabalho com a Seleção da Croácia, nos clubes eu não sabia quase nada. Mas tive uma conversa com ele quando foi apresentado como novo treinador do Brasil e foi muito bom esse primeiro contato. É um cara muito aberto, gosta de um basquete simples, mas com bastante controle, como eu gosto de fazer. Tem tudo para dar certo”, prevê o armador, que aposta numa adaptação rápida ao método de trabalho de Petrovic.

“O jeito que ele gosta de jogar na teoria vai me favorecer um pouco. Um jogo mais europeu, mais controlado e que estou acostumado a fazer. Espero me encaixar bem porque é um basquete que já conheço, uma escola na qual cresci e isso vai me ajudar bastante para me adaptar”, acrescentou.

Mais em Basquete