Siga o OTD

Basquete

Petrovic diz que vitória contra Venezuela é estratégica

Divulgação

Esperando a chegada de Marcelinho Huertas, que disputa as finais do Campeonato Espanhol de Basquete, Aleksandar Petrovic já comanda treinos da seleção brasileira para jogo contra a Venezuela

A equipe ainda não está completa. Cristiano Felício, Anderson Varejão e Jimmy chegam a Campinas nos próximos dias, e Marcelinho Huertas se apresenta à Seleção Brasileira após as finais da Liga ACB, da Espanha. O técnico Aleksandar Petrovic, porém, já iniciou o trabalho e elogiou os dois primeiros dias de treinamento na Arena Concórdia. Com 11 jogadores à disposição, o treinador croata priorizou os treinos físicos e táticos e destacou a importância da primeira partida válida pela terceira janela da Classificatória para a Copa do Mundo FIBA 2019, no próximo dia 29, em Caracas.

– Temos que pensar primeiro no jogo contra a Venezuela, que é uma partida fundamental para nos classificarmos em primeiro, com 12 pontos, e entrarmos na próxima fase sem derrotas contra Canadá, República Dominicana e Ilhas Virgens. O primeiro lugar depois de seis janelas significa um melhor sorteio para a Copa do Mundo, o que será muito importante para o nosso desempenho na competição – afirmou o treinador brasileiro, que prevê o próximo duelo como o jogo mais complicado desta primeira fase.

– Acredito que será muito difícil. A Venezuela tem uma equipe muito forte e contará com dois jogadores que não nos enfrentaram na primeira janela, no Rio de Janeiro. Ainda assim, o Brasil estará pronto para jogar uma grande partida.

Depois do confronto com os venezuelanos, que aparecem na segunda colocação do grupo com três vitórias e apenas uma derrota, o Brasil, invicto na competição com quatro vitórias em quatro jogos, encerrará sua participação nesta terceira janela, que encerra a primeira fase das Classificatórias, diante da Colômbia no dia 2 de julho, em Medellin, na Ivan de Bedout Arena.

Sem poder contar com alguns dos principais jogadores brasileiros por conta do calendário da NBA nas primeiras janelas, Aleksandar Petrovic não tem do que reclamar. Mesmo com pouco tempo de trabalho e só quatro partidas sob seu comando, o treinador não se cansa de elogiar a postura e o comprometimento de todos que atenderam seu chamado nas três convocações até o momento.

– Estamos caminhando para nossa terceira janela e já temos um bom entrosamento entre comissão técnica e jogadores. Estamos no caminho certo para conseguir o mais cedo possível nossa classificação para a Copa do Mundo da China. Foi muito bom, de grande ajuda, nesse início de trabalho poder contar com jogadores de muita experiência, como o Anderson Varejão, desde a primeira convocação. A cada janela todos chegam com vontade e disposição e por isso estou muito contente. Estamos trabalhando muito forte e todos estão dispostos a jogar um grande basquete nos próximos dois jogos – destacou o técnico da Seleção.

Questionado se a Seleção Brasileira já tem a sua cara, Petrovic deixou a vaidade de lado e foi econômico e direto na sua análise.

– Estamos trabalhando muito mais forte nossa defesa, principalmente nos bloqueios nas posições cinco e quatro. Mas ainda não estamos prontos, pois contra a Venezuela sofremos 60 pontos, contra o Chile 58 e contra a Colômbia 49. Em nível internacional não podemos jogar apenas para atacar e anotar 100, 110 pontos com o intuito de ganhar uma partida. Temos que defender muito bem e pretendo que durante a minha passagem o Brasil tenha uma defesa muito mais forte – prometeu o comandante brasileiro.

Mais em Basquete