Siga o OTD

Basquete

Baskonia, de Huertas, elimina Barça e pega Real na final

Divulgação

Pelo Campeonato Espanhol de basquete, Marcelinho Huertas vai bem, Baskonia elimina Barcelona e enfrenta o Real Madrid na final

O Kirolbet Baskonia, do armador Marcelinho Huertas, garantiu classificação a grande final do Campeonato Espanhol de basquete ao derrotar o FC Barcelona Lassa, neste domingo (10 de junho), no tempo extra, por 88 a 82 (76 a 76 no tempo normal e 44 a 34 no primeiro tempo), atuando no Palau Blaugrana, em Barcelona (ESP), pela quarta rodada da série melhor de cinco do playoff  semifinal. Com a vitória, a equipe de Vitoria-Gasteiz fechou a disputa com três vitórias e uma derrota e agora vai para a final, onde enfrentará o Real Madrid.

O armador brasileiro anotou oito pontos e distribuiu sete assistências. O ótimo inicio do Baskonia se deu porque Huertas começou a partida com muita presença em quadra e acertou cinco dos seis primeiros arremessos. Sem falar que Huertas marcou dois pontos cruciais na prorrogação.

+CONFIRA AS ESTATÍSTICAS DA PARTIDA

Mesmo jogando como visitante, o Baskonia iniciou muito bem a partida, dominando os dois quartos iniciais – 21 a 16 (primeiro) e 23 a 18 (segundo quarto). Nos dois finais, no entanto, o Barça cresceu e igualou as ações, levando a decisão do vencedor para a prorrogação – 15 a 19 (terceiro) e 17 a 23 (quarto).

No tempo extra, valeu a força do elenco da equipe visitante, que conseguiu marcar bem os ataques do Barcelona e atacou com mais tranquilidade para vencer e garantir vaga na grande final (12 a 06).

“Estou muito contente, pois passamos por momentos complicados e tivemos que remar muito forte para chegar até aqui, pois esta equipe tem muitos méritos e uma personalidade muito forte; trabalhamos muitíssimo ao longo desta temporada. Vamos enfrentar uma grande equipe, um grande desafio para nós; fizemos muitos jogos igualados contra eles e temos que enfrentá-los com muita atenção, além disso, cremos nas nossas possibilidades”, comentou Huertas, que ficou 25 minutos e 49 segundos em quadra.

E, com as sete assistências distribuídas nesta partida, Marcelinho passou a ser o terceiro jogador com o maior número de passes aos companheiros no playoff da Liga agora com 321.

Os outros nomes importantes da partida foram Thomas Huertel (16 pontos e 05 assistências) e Victor Claver (14 pontos e 07 rebotes), pelo Barcelona; Tornike Shengelia (22 pontos e 07 rebotes) e Matt Janning (14 pontos e 05 rebotes), em favor do Baskonia.

Na decisão, o Baskonia vai encarar o Real Madrid, que já havia garantido classificação ao eliminar o Herbalife Gran Canaria (3 a 0). Há oito anos, o time de Marcelinho não chegava à final.

As datas da série melhor-de-cinco do playoff – final da Liga ACB – 2017/2018 são estas:

 13 de junho (quarta-feira), em Madrid (ESP)

 15 de junho (sexta-feira), em Madrid (ESP)

 17 de junho (domingo), em Vitoria-Gasteiz (ESP)

– 19 de junho (terça-feira), em Vitoria-Gasteiz (ESP) – se necessário

 22 de junho (sexta-feira), em Madrid (ESP) – se necessário

Mais em Basquete