Siga o OTD

Basquete

NBB anuncia candidatos ao prêmio de melhor pivô da temporada

 Rafael Hettsheimeir, Varejão, JP Batista, Leozão, e os finalistas Nesbitt e Tyrone concorrem ao prêmio de melhor pivô da temporada do NBB

Dos dois troféus de Melhor Pivô do NBB 2017/2018, um vencedor pelo menos será inédito. Nesta quarta-feira (23/05) foram divulgados os finalistas para as duas vagas da posição no Quinteto Ideal do campeonato e, dos seis indicados, apenas um já conquistou esse prêmio anteriormente.

Dos seis candidatos, o único que já tem essa conquista no currículo é Rafael Hettsheimeir (Bauru Basket), eleito duas vezes seguidas, nas temporadas 2014/15 e 2015/2016). Já Anderson Varejão (Flamengo), JP Batista (Flamengo), Leozão (Cearense), e os finalistas Nesbitt (Paulistano) e Tyrone (Mogi das Cruzes) lutam para conquistar o troféu pela primeira vez.

Na lista dos selecionados estão os líderes dos três principais fundamentos entre os pivôs da competição. Hettsheimeir é o cestinha entre os homens de garrafão, com média de 15,4 pontos por jogo. Já Leozão liderou o NBB em rebotes, com 8,7 por partida. Já nas assistências, o melhor entre os “gigantes” é Tyrone, com 3,1 por jogo.

Outro que se destacou nas estatísticas foi JP Batista, que fechou sua participação no TOP 10 de jogadores mais eficientes (14,9 por jogo), marca parecida com a de Varejão, que em sua primeira temporada no NBB disputou 20 jogos e teve médias de 10,2 pontos, 6,7 rebotes e 14,8 de eficiência.

Fundamental no esquema do Paulistano, Nesbitt é outro na disputa. Nascido nas Bahamas, o ala/pivô foi titular durante toda a temporada e vem colecionando atuações “silenciosas” e decisivas na temporada. Suas médias até aqui são de 8,2 pontos e 6,4 rebotes por jogo.

Os atletas foram os mais votados em eleição que contou com a participação de técnicos, assistentes e capitães das 15 equipes que disputaram a atual edição do NBB, além de imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros. Os vencedores serão conhecidos na Festa dos Melhores do Ano, que será realizada no dia 13/06 (quarta-feira), em São Paulo (SP).

Os troféus de Melhores Pivôs fazem parte do calendário anual da eleição dos Melhores do Ano do NBB e os vencedores integrarão o Quinteto Ideal. Os outros prêmios a serem entregues são de Melhor Defensor, Sexto Homem, Jogador Que Mais Evoluiu, Melhor Atleta Estrangeiro, Melhor Técnico (Troféu Ary Vidal) e MVP (Jogador Mais Valioso) – os indicados de todas as categorias serão anunciados nos próximos dias.

Mais em Basquete