Siga o OTD

Basquete

Com diferença recorde de pontos, Brasília retoma liderança isolada do NBB

O UniCEUB/BRBCARD/Brasília retomou a liderança do NBB em grande estilo. Com incrível domínio do início ao fim, o Time de Lobos não tomou conhecimento do Solar Cearense, chegou a ter 40 pontos de vantagem e levou a melhor por largos 88 a 52, na noite desta sexta-feira, no Ginásio da ASCEB.

Com o sonoro resultado, o Brasília reassumiu a liderança, que havia perdido na rodada passada após derrota para o Universo/Vitória. Agora, o esquadrão da capital federal tem campanha de 13 triunfos em 18 partidas (72,2% de aproveitamento), a mesma do Flamengo, que perde no desempate devido ao resultado no confronto direto.

Extremamente dominante, o time do técnico Bruno Savignani foi para o intervalo com expressivos 51 a 26 no placar. Depois, não tirou o pé do acelerador e ampliou a vantagem para 40 pontos (75 a 35). Sem reação, o Carcará não teve forças para reagir e viu o Time de Lobos vencer por 36 de diferença.

Os 36 pontos de diferença representaram a vitória mais larga da atual edição do NBB. Anteriormente, a maior era do Flamengo em cima do Banrisul/Caxias do Sul Basquete, com 34 pontos (94 a 60). Os 52 pontos sofridos representaram a segunda melhor marca defensiva de uma equipe nesta temporada – a melhor é do Paulistano/Corpore também em cima dos caxienses (82 a 49).

Não há como explicar em palavras a superioridade candanga na partida. Já nos números, foram expressivas 30 assistências contra apenas 12 dos cearenses, 48 rebotes contra 30, além de um cirúrgico aproveitamento de 40% nas bolas de 3 pontos (8/20) e sonoros 28 lances livres convertidos em 37 arremessados (75,7% de aproveitamento).

Individualmente, o Brasília teve cinco atletas pontuando em dígitos duplos: o pivô Lucas Mariano, cestinha da partida com 19 pontos, o armador Fúlvio, que fez um duplo-duplo de 11 pontos e 10 assistências, os alas/armadores Deryk e Jefferson Campos, também com 11 pontos, e o ala/pivô Guilherme Giovannoni, com duplo-duplo de dez pontos e dez rebotes.

Pelo lado do Carcará, que perdeu a chance de roubar o décimo lugar do Paulistano, os maiores anotadores foram Duda Machado, com dez pontos, e Davi Rossetto, com nove. Agora, o time de Alberto Bial tem campanha de sete vitórias em 17 partidas (41,2% de aproveitamento) e segue estacionado em 11º.

Ambas as equipes terão uma boa ‘folga’ no NBB. O UniCEUB/BRRCARD/Brasília só voltará à quadra no dia 14 de fevereiro (terça-feira), para medir forças como o Paulistano/Corpore, novamente no Ginásio da ASCEB. Dois dias depois (16/02), o Solar Cearense dará início a uma maratona de quatro jogos em casa, contra Banrisul/Caxias Basquete (16), Vasco da Gama (18), Mogi das Cruzes/Helbor (22) e Campo Mourão (24).

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Basquete