Siga o OTD

Basquete

José Neto: Das escolinhas de São Paulo ao maior campeão do NBB

Staff Images

Das escolinhas de basquete em 1992 ao comando do maior campeão do NBB, conheça a trajetória de José Neto, que tenta levar o Flamengo a mais uma decisão. Para isso, precisa virar o playoff contra o Mogi das Cruzes

Tetracampeão do NBB, técnico com o maior número de vitórias na competição nacional, com 204 até o momento, campeão da Liga das Américas e Intercontinental em 2014. Esses são os títulos da carreira do técnico José Neto, hoje no Flamengo, mas com passagens de destaque por Paulistano, Joinville, seleções de base e na comissão técnica da Seleção Brasileira como auxiliar, função que exerceu até a última edição dos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro.

Diferente da maioria dos técnicos de basquete no Brasil e no mundo, José Neto não foi jogador profissional e, seguiu pela formação acadêmica e optou por seguir como treinador.

“Comecei como técnico da escolinha de basquete no meu último ano de graduação, quando tinha 21 anos. E assumi a equipe adulta do Paulistano com exatos 30 anos de idade. Foi uma oportunidade importante pois com 33 estava ingressando na comissão técnica da seleção Brasileira”, comentou o treinador.

Com a pouca idade, José Neto tinha vontade de sobra para aprender sobre o jogo. Mesmo tendo pouca experiência em times profissionais, recebeu o convite para integrar a Seleção Brasileira e lá aprendeu a cada conversa, cada treino e nas várias funções que exerceu, como a de scout dos adversários do Brasil, que foi essencial para que Neto melhorasse sua leitura de jogo e enxergar as opções de variação.

“Cada experiencia que tive me deu a oportunidade de construir minha identidade. Todas as equipes que trabalhei e as seleções brasileiras que participei foram importantes para que pudesse adquirir conhecimento e evoluir como profissional e como pessoa, ” disse José Neto.

O casamento com o time carioca

No Flamengo desde 2012, José Neto conquistou quase todos os títulos possíveis pelo clube carioca. Nos quase seis anos em que está no comando do time, o rubro negro se tornou o maior campeão do NBB com cinco títulos. Para o treinador, o casamento entre ele e a equipe vai muito além da quadra.

“Primeiramente, considero o Flamengo mais que um clube. É realmente uma “Nação”. Todas essas conquistas foram consequência de um trabalho construído através de um grupo que sempre foi muito consciente desta grandiosidade. Acredito que um grande mérito que tivemos foi a de criar e colocar em prática uma metodologia de trabalho”, comentou o técnico.

Para José Neto, o sucesso nas competições do basquete do Flamengo se dá pela forma como é visto o trabalho. Agindo em várias frentes, não deixando a maioria das responsabilidades em uma pessoa só, mas dividindo a responsabilidade entre vários de diferentes frentes, trabalhando em conjunto, buscando facilitar o caminho para toda a equipe.

“No Flamengo temos um grupo de trabalho multidisciplinar que funciona muito bem, com preparador fsico, assistentes técnicos, médico, fisioterapeutas, staff operacional, gestores, cada um respeitando suas funções e agindo de forma proativa. Dessa forma podemos dar condições para que os jogadores, que são os protagonistas, possam atuar com mais qualidade”, disse José Neto.

O Flamengo de 2017/2018

O rubro negro carioca está em situação complicada no NBB. Os comandados de José Neto passaram pelo Minas em três jogos diretos, nas quartas de final. Contudo, na semifinal a equipe foi surpreendida pelo Mogi das Cruzes. Nas duas primeiras partidas da semifinal, a equipe paulista conseguiu duas vitórias, primeiro em casa e a segunda fora. Com isso, o Flamengo precisa ganhar todos os duelos restantes da fase para chegar na decisão da competição nacional.

Os momentos de altos e baixos do Flamengo o acompanham durante toda a temporada. Na Liga Sul-Americana, os cariocas foram eliminados ainda na primeira fase. No NBB, a equipe teve uma fase de classificação com apenas três derrotas, mas por conta da ótima campanha do Paulistano, só conseguiu assumir a liderança na última rodada. Para José Neto, os resultados obtidos na competição nacional são bons, mas o time ainda não atingiu os objetivos da temporada.

“Até aqui conseguimos atingir as metas propostas, mas ainda temos que atingir outras metas e chegar ao objetivo final pra esta temporada. Temos que continuar trabalhando ainda mais fortes para atingir essa expectativa”, disse o treinador do Flamengo.

No NBB desta temporada, o Flamengo trouxe um grande nome para a equipe. Campeão da NBA com o Golden State Warriors, Anderson Varejão escolheu, dentro das opções que tinha, assinar com a equipe carioca. Para José Neto, a presença de Varejão faz com que o nível do time cresça em todos os aspectos.

“Acredito que uma equipe de êxito tem sempre que buscar ter sua força no grupo. Anderson é um jogador que veio para poder potencializar ainda mais a equipe. Assumiu essa função e a está executando muito bem. Um jogador que tem a experiência em altíssimo nível como ele teve, sempre contribui demais para que nossos objetivos possam ser atingidos”, comentou o técnico.

Apesar da pouca idade, em relação aos outros técnicos, José Neto tem aos 47 anos uma trajetória de dar inveja no basquete nacional. No começo da carreira, o Paulistano apresentou o novo técnico para o basquete. A passagem por Joinville mostrou ao Brasil que o treinador era capaz de bons trabalhos a nível nacional. O Flamengo fez o técnico chegar ao topo do país e se manter nele.

Por isso, José Neto sabe o tamanho da importância do basquete em sua vida. Por todo o trabalho apresentado, desde o primeiro treino na escolinha do Paulistano, até os títulos conquistados pelo Flamengo, deram a oportunidade do técnico chegar na Seleção Brasileira e participar de tudo que viveu por conta do esporte.

“Vou ser eternamente grato ao basquete por tudo o que essa modalidade me permitiu e me está permitindo em termos de crescimento como profissional e como pessoa. Realizei alguns sonhos através do basquete, como participar de Jogos Olímpicos, Campeonatos mundiais, jogar partidas contra equipes de NBA, entre outros. Portanto, o basquete representa muito na minha vida”, finalizou José Neto.

 

Mais em Basquete