Siga o OTD

Basquete

Em noite inspirada de Kenny Dawkins, Vitória bate líder Brasília e se recupera no NBB

Duas derrotas seguidas na conta. Deixar o G-4 pela primeira vez no NBB. Enfrentar o líder fora de casa. Nada disso foi problema para o Universo/Vitória. Mesmo atuando na capital federal, a equipe baiana venceu o UniCEUB/BRBCARD/Brasília, por 78 a 70, e se reabilitou na competição.

Kenny Dawkins teve mais uma atuação brilhante no NBB e comandou o triunfo dos baianos. Com altíssimo aproveitamento nos arremessos de quadra (7/11), o armador norte-americano foi o cestinha da partida, com 24 pontos, e ainda somou seis rebotes, cinco assistências e quatro rebotes.

O duelo chegou ao último quarto com o placar empatado (54 a 54). Ao longo da parcial final, a liderança trocou de lado cinco vezes e o Vitória foi mais efetivo nos minutos finais para garantir o grande triunfo fora de casa, principalmente com Dawkins, autor de oito pontos no quarto período.

Com 19 pontos, o armador Fúlvio foi o cestinha do Brasília na partida, seguido pelo ala/pivô Guilherme Giovannoni, que anotou 15 pontos. Outro a ter destaque pelo time mandante foi o ala Pilar, responsável por 14 pontos.

Cestinha do Brasília e um dos grandes destaques do NBB até o momento, o pivô Lucas Mariano teve sua pior atuação na competição e deixou a quadra com apenas dois pontos. A média do jogador é de 18,2 pontos por jogo.

A partida desta quarta marcou o primeiro reencontro de Arthur com Brasília. O jogador atuou por mais de dez temporadas na equipe candanga e conquistou diversos títulos, dentre eles os tricampeonatos do NBB (2009/2010, 10/11 e 11/12) e da Liga Sul-americana (2011, 2013 e 2016).

Brasília sofreu sua quinta derrota em 17 partidas e agora possui o mesmo desempenho do Flamengo. Ainda na liderança por levar a melhor no confronto direto, o time candango pode cair para a segunda posição caso os rubro-negros vençam o Pinheiros, nesta quinta.

Agora com um total de dez triunfos em 16 jogos (62.5% de aproveitamento), o Vitória igualou a campanha do Mogi das Cruzes/Helbor, quinto colocado, e se aproximou de Gocil/Bauru Basket e EC Pinheiros, que dividem a terceira posição com 64,5% de aproveitamento.

As duas equipes voltarão à ação na próxima sexta-feira (03/02). O Vitória irá até Belo Horizonte para enfrentar o Minas Tênis Clube, em partida que terá transmissão ao vivo do #NBBnaWeb, às 19 horas. Já o Brasília receberá o Solar Cearense, às 20 horas.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Basquete