Siga o OTD

Basquete

Fluminense conquista título da Copa Brasil Sub-21

Foto: Divulgação / CBB

Com equipe mais velha, anfitriões do Fluminense aproveitaram a experiência para conquistar título da Copa Brasil de Clubes Sub-21

Em casa, o Fluminense conquistou o título da Copa Brasil de Clubes Sub-21 Masculina no último domingo (21). O torneio abriu o calendário dos 10 competições de base programadas para 2018. Com um número significativo, a Copa Brasil de Clubes contou com maior representatividade: a competição contou com dois times do Pará (Clube do Remo e Paysandu Sport Club) e um de Goiás (AEGB / Basquete).

+ COPA BRASIL DE CLUBES MASCULINA SUB-21 COMEÇA NO RIO DE JANEIRO

“É um processo, é o segundo ano da Copa Brasil de Clubes Sub-21 e acho que ainda tem muito a crescer. A gente almeja chegar aos 24 clubes, que é o limite, e esperamos alcançar isso em 2019, dada a visibilidade que o torneio vem ganhando”, comemorou Luís André Costa técnico da equipe campeã.

Participaram da competição as equipes do Pinheiros (SP), Tijuca Tênis Clube (RJ), Fluminense (RJ), Flamengo (RJ), Botafogo (RJ), Minas Tênis Clube (MG), Praia Clube (MG), Clube do Remo (PA), Paysandu (PA), AEGB/Basquete (GO), Country Club/ADRM/Maringá (PR), Sogipa (RS), E.C. União Corinthians (RS) e Clube Vizinhança (DF).

Seleção brasileira sub-21

Assistente-técnico da seleção brasileira sub-21, Felipe Santana, o Filé, aproveitou a competição para observar atletas para o Campeonato Sul-Americano da categoria. O evento será realizado entre 15 e 21 de julho, na Argentina.

“Foi um campeonato de muita competitividade, com as equipes bem organizadas, mostrando diferentes estratégias de jogo, algumas jogando um basquete de alto nível. O União Corinthians (RS) para mim foi a equipe que mais evoluiu durante a competição, tanto é que chegou à final, com um basquete de muita qualidade e dois jogadores acima da média, o Lucas Brito e o Bernardo Möller. A equipe do Pinheiros também está de parabéns, fez um ótimo campeonato e, na minha opinião, era uma das favoritas, mas acabou caindo na semifinal para o Fluminense, que optou por levar uma equipe mais velha, com muitos jogadores de 20 anos, então essa experiência fez muita diferença, além da força física que a idade proporciona, e merecidamente levou o título”, avaliou.

Cesar Guidetti, integrante da comissão técnica da seleção masculina adulta, também não poupou elogios à competição. “A Copa Brasil Sub-21 foi uma grande oportunidade para os clubes e jogadores mostrarem o basquete desenvolvido pelo nosso país, especialmente no Sub-21, onde os jogadores que ainda não se encaixaram nas equipes adultas precisam dar continuidade ao seu desenvolvimento. Observamos jogadores com condições de seguir e conquistar espaço no cenário nacional e internacional”, concluiu.

Próximas edições

O Fluminense também sediará as edições 2019 e 2020 da Copa Brasil de Clubes. Ainda não há projeto para retomar a equipe adulta, mas o tricolor não descarta a ideia. Ainda assim, o foco é o desempenho na base.

“A competição teve um nível muito mais alto que a edição de 2017, um salto de cinco para 14 equipes, inclusive equipes de São Paulo, como o E.C. Pinheiros, que investe forte na base, o que só abrilhantou o título do Fluminense, em função do nível de competitividade. Tivemos um Maringá forte, os clubes do Rio, como Botafogo e Tijuca, que não participaram no ano passado, além do União Corinthians representando muito bem o Sul. E ainda pode melhorar muito”, comentou o treinador.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Basquete