Siga o OTD

Basquete

Invicto, Vera Cruz teve melhor ataque na primeira fase da LBF

Foto: Fábio Leoni/Vera Cruz Campinas

Equipe do Vera Cruz Campinas liderou em pontos marcados na primeira fase da Liga de Basquete Feminino (LBF); melhor defesa foi do Sampaio Basquete

O Vera Cruz Campinas, líder da primeira fase da Liga de Basquete Feminino, foi o dono do melhor ataque da competição. A equipe encerrou as 16 rodadas com uma média de pontos de 75,9 por jogo. A equipe teve, ainda, a maior pontuação da temporada para um único jogo – foram 98, contra Santo André/Apaba, Poty/BAX/Catanduva e São Bernardo/Brazolin/Unip.

O Campinas também teve a seu favor a maior vantagem da teporada, de 52 pontos, quando venceu o São Bernardo por 98 a 46. As comandadas de Antonio Carlos Vendramini encerraram a primeira etapa da Liga invictas. O time foi o terceiro a conquistar a marca, ao lado do Americana de 2012 e do Sport Recife de 2013.

Melhor defesa

A melhor defesa do torneio foi a do Sampaio Basquete, segundo colocado na primeira fase. A equipe chegou a passar quase três meses sem sofrer 70 pontos em um único jogo. Outros destaques foram Ziomara e Jackson, que ficaram no top 5 de roubos de bola e tocos.

Cestinha

Jaqueline, do Sano André/Abapa, foi a cestinha da temporada. Ela ficou com o título pela segunda vez, após ser a maior pontuadora em 2013/2014. Na temporada atual, ela anotou 322 pontos – apenas Jaqueline e Thayná, do São Bernardo/Brazolin/Unip (308), bateram a marca dos 300 na fase regular.

Jaqueline também foi a líder nas bolas de três. Com 46 convertidas, ela teve uma média de 2,9 cestas de fora por jogo. As bols de três foram 43% dos pontos de Jaqueline na temporada.

A temporada contou ainda com o recorde da LBF de bolas de três. Foram 20 na vitória do Santo André/Apaba contra o vizinho São Bernardo/Brazolin/Unip, em 24 de março. A marca anterior era de 2014, do São José (15 bolas convertidas).

Fora dos playoffs

A única equipe a ficar abaixo dos mil pontos marcados foi o Poty/BAX/Catanduva. O time foi o único a ficar de fora dos playoggs, com 971 pontos e média de 60,7 por jogo.

Ainda assim, a pivô Tati Castro, uma das cestinhas da equipe (com 11,6 pontos, ao lado da argentina Julieta Ale), foi a líder do campeonato no total de lances livres – 69 convertidos e média de 4,3 por partida.

Quartas de final

As quartas de final da LBF acontecem a partir desta quinta (26), em séries melhor-de-três. Estão na disputa Vera Cruz Campinas x São Bernardo/Brazolin/Unip, Sampaio Basquete x Venceslau, Uninassau x Funvic/Ituano e Blumenau x Santo André/Apaba.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Basquete