Siga o OTD

Basquete

Campinas vence Sampaio Basquete e termina 1ª fase invicto

No duelo entre líder e vice líder da LBF, Campinas vencem Sampaio Basquete, mantém o 100% de aproveitamento e garante o primeiro lugar na fase de classificação 

Fechando a rodada deste sábado, 14, o Campinas recebeu o Sampaio Basquete, no duelo que colocava frente a frente o primeiro e o segundo colocados da LBF. Em jogo bem equilibrado, as donas da casa reagiram nos minutos finais, conseguiram a virada e venceram por 70 a 63. Com o resultado, o time de São Paulo termina a primeira fase da Liga de Basquete Feminino com 16 vitórias em 16 jogos.

Na partida, o Campinas foi melhor, conseguindo aproveitar o fator casa, a equipe teve um bom aproveitamento nas bolas de três pontos, com 40% de aproveitamento, que a colocaram na frente do placar. Jogando de outra maneira, o Sampaio Basquete não chutou tanto de fora, e quando tentou não teve sucesso, com apenas 12,5% de aproveitamento.

Contudo, o time nordestino contou com uma boa defesa e efetividade nas bolas próximas a cesta, que mantiveram o Sampaio Basquete próximo ao placar durante a maior parte do jogo. Nos últimos minutos de partida, o Campinas conseguiu reagir, virando o marcador dentro do minuto final e conseguindo a 16ª vitória e garantindo a primeira posição geral.

Com o resultado, a disputa afora é pela segunda colocação na classificação geral. O Sampaio Basquete, que vinha de oito vitórias seguidas, acabou perdendo duas seguidas, para Ituano e Campinas, e deixou a disputa em aberto. Santo André e Uninassau ainda possuem chances de terminar a primeira fase no segundo lugar, mas precisam vencer todos os jogos que faltam e torcer que o Sampaio perca os dois até o fim da fase regular.

Em noite de Tássia, Uninassau vence Ituano fora de casa

Com Tassia e Gabriela imparáveis, a Uninassau voltou a vencer. Atuando no ginásio Joaquim Dias, em Itu (SP), a equipe de Pernambuco bateu as donas da casa do Ituano por 84 a 70, com 21 pontos da ala e outros 19 da ala/pivô. Leidi também estava em tarde inspirada. Com 19 pontos, a ala pivô do Funvic/Ituano bateu sua melhor pontuação em 4 temporadas na LBF.

A partida também registrou duas marcas históricas: com 11 pontos, a ala Palmira tornou-se a quarta jogadora na história da LBF a atingir 2 mil pontos. E com 19 assistências, a armadora Joice estabeleceu novo recorde da história da LBF, batendo seu próprio recorde, que era de 16.

O jogo começou com a Uninassau mais ligada, abrindo uma contagem 6-0 que forçou o aniversariante do dia Barbosa a pedir tempo logo com dois minutos. A bronca surtiu efeito e o time da casa voltou mais ligado, equilibrando o placar e posteriormente passando a frente no segundo período, igualmente equilibrado e que terminou com parcial 17-14 para o Ituano, diminuindo o déficit para 1 ponto no intervalo.

No terceiro período, a Uninassau ajustou a defesa do perímetro e preveniu as bolas de três ituanas. Com seu jogo de fora anulado, oItuano precisou acionar mais o garrafão, produzindo 15 de seus 18 pontos com Leidi e Kelly. Com maior rotação, a Uninassau aproveitou o período para abrir vantagem no placar (parcial 24×18 para o time pernambucano) e administrar no quarto final. Tassia estava em tarde inspiradíssima: converteu 9 de 11 arremessos no total, fechando a partida com 80% de aproveitamento. Gabriela teve outra atuação sólida e produziu um duplo-duplo de 19 pontos e 10 rebotes em 79% de aproveitamento nos arremessos.

Com a derrota o Ituano encerrou sua participação na 1ª fase e vai depender dos outros resultados para conhecer com qual posição final irá os playoffs. Já a Uninassau continua nesta semana em São Paulo, em preparação para os duelos contra Santo André/Apaba e São Bernardo.

AGENDA DO DIA

abr 22 05:00 ITF do Cairo Izabela Novac (ROM) Jennifer Dourado (BRA) abr 22 06:00 Campeonato Espanhol de futebol feminino Español Atlético de Madrid abr 22 06:00 ITF de Chiasso Salma Djoubi (FRA) Teliana Pereira (BRA) abr 22 07:00 Campeonato Sul-Coreano de futebol feminino Red Angels Changnyeong abr 22 08:30 ITF do Cairo Sem Wensveen (HOL) Julia Konishi (BRA) abr 22 08:30 Torneio de Montaigu de futebol sub-17 Brasil Inglaterra abr 22 13:00 Campeonato Italiano de vôlei masculino Trentino (ITA) Lube Civitanova (ITA) abr 22 13:00 Campeonato Italiano de vôlei feminino Novara (ITA) Scandicci (ITA) abr 22 13:00 Mundial de tênis de mesa Mattias Falck (SUE)/Matilda Ekholm (SUE) Gustavo Tsuboi (BRA)/Bruna Takahashi (BRA) abr 22 13:00 Mundial de tênis de mesa Ham Yu Song/Cha Yo Sim Eric Jouti (BRA)/Lin Gui (BRA) abr 22 16:00 Brasileiro de futebol feminino - Série A-2 - Grupo 2 São Raimundo (RR) Porto Velho abr 22 16:30 Challenger de León João Menezes (BRA) Andrés Martinavarro (ESP) abr 22 16:30 ITF de Santa Margherita de Pula Luísa Stefani (BRA) Alice Tubello (FRA) abr 22 16:30 ITF de Santa Margherita de Pula Gabriela Cé (BRA) Irene Garbo (ITA) abr 22 18:00 Challenger de León Thiago Wild (BRA) Evan King (EUA) abr 22 20:00 Brasileiro de futebol feminino - Série A-2 - Grupo 2 Operário-MT Atlético-AC abr 22 20:10 NBB - Quartas de final Franca Basquete Bauru abr 22 22:00 Etapa de Pequim da Copa do Mundo de tiro esportivo Carabina 3 posições 50m – Qualificação – Dia 1 Leonardo Moreira abr 22 22:00 Etapa de Pequim da Copa do Mundo de tiro esportivo Carabina 3 posições 50m – Qualificação – Dia 1 Cassio Rippel abr 22 23:30 NBA Utah Jazz Houston Rockets

Mais em Basquete