Siga o OTD

Basquete

Ituano vence na prorrogação e freia embalo do Sampaio

Juca Ferreira/Funvic Ituano

Atrás no placar durante quase todos os 40 minutos, Ituano vence na prorrogação e quebra série de oito vitórias do Sampaio

Depois de ficar praticamente o jogo todo atrás no placar, o Funvic/Ituano reagiu de forma heroica: empatou o jogo a 19 segundos do fim e derrotou o Sampaio Basquete na primeira prorrogação do ano, por 74 a 73, quebrando assim a série de oito vitórias da equipe maranhense.

A grande performance da noite ficou por conta de Palmira, autora de 20 pontos, 8 assistências e 11 lances livres perfeitos. Outras três titulares tiveram pontuação em dígitos duplos (Leidi, Kelly e Maira), além de Lais, que veio do banco para somar 12 pontos. Com 10 assistências, Joice ficou a dois pontos e outros dois rebotes de conseguir mais um triplo-duplo.

Tati Pacheco foi a grande estrela da Bolívia Querida nesta quinta feira (12). A ala do time maranhense fez 28 pontos e bateu recorde pessoal em sete temporadas. Leila teve 11 pontos e Ziomara anotou um duplo-duplo com 11 pontos e 14 rebotes.

O primeiro período começou com Sampaio melhor, abrindo o jogo com um 6-0 e segurando a vantagem pelos dez minutos iniciais. O segundo quarto seguiu da mesma forma, com o time de Virgil Lopez ainda na frente, apesar da melhora do time da casa, indo para o intervalo com sete de vantagem (35×28).

A tranquilidade reinava no Sampaio Basquete, que chegou a abrir 16 pontos de vantagem no terceiro período, com Tati e seus 10 pontos no período. Com dez de vantagem, o Sampaio parecia encaminhar para a 9ª vitória seguida. A reação do adversário era improvável.

A cinco minutos do fim, o time mantinha a diferença em dígitos duplos (57×47). Foi quando a equipe da casa iniciou a reação heroica. Cortou a vantagem boliviana, melhorando a defesa e girando a bola no ataque. Várias jogadoras pontuando. A 19 segundos do fim do tempo regulamentar, Joice acertou os lances livres que empataram a partida, e o Ituano ainda precisou defender a última investida do Sampaio antes de confirmar a primeira prorrogação do ano.

No tempo extra, o ritmo parecia igual ao do tempo regular, com o Sampaio na frente, e o Ituano seguindo de perto. Até que nos dois minutos finais, as paulistas viraram o placar. No estouro do cronômetro, Tati Pacheco quase mandou a partida para outra prorrogação ao acertar um tiro da zona morta, mas a ala do Sampaio acabou pisando na linha, decretando a virada histórica do rubro-negro.

Mais em Basquete