Siga o OTD

Basquete

Gui Bento surpreende e vence Torneio de Enterradas do NBB

Um dos mais novos no torneio, Gui Bento, do Pinheiros, surpreende e conquista o Torneio de Enterradas do NBB no fim de semana das estrelas

O Torneio de Enterradas do Jogo das Estrelas do NBB segue nas mãos do EC Pinheiros. Desta vez, quem conquistou o título foi o jovem ala Gui Bento, de 20 anos, que superou o “favorito” MJ Rhett na decisão e levantou o troféu das cravadas do maior evento do basquete brasileiro.

Antes da disputa, os 37 atletas envolvidos no Jogo das Estrelas deram suas opiniões sobre os campeões dos torneios no “Bolão das Estrelas”. O vice-campeão MJ Rhett, do Flamengo, recebeu nada menos que 13 votos, enquanto Gui Bento recebeu apenas quatro. Com cinco votos, Greg Brown foi mencionado cinco vezes.

“Nós jogadores trabalhamos muito ao longo da temporada e momentos como esse são o que fazem valer a pena. Foi fantástico conquistar esse título, ainda mais com o Ginásio do Ibirapuera lotando e lindo do jeito que está. Espero ficar com esse troféu por bons anos (risos)”, disse Gui Bento, que completou.

“Não tive muito tempo de preparar algo especial, já que nosso ritmo de treinos lá no Pinheiros está muito forte. Até tentei pensar em algo diferente, mas preferi ir no simples e objetivo. As enterradas que fiz hoje fazem parte do meu repertório e consegui realizar com perfeição”, acrescentou o ala do Pinheiros.

O júri das enterradas foi formado pelo cantor Thiaguinho, o ex-jogador e atual comentarista do #NBBnaWeb Cadum Guimarães, a ex-jogadora Janeth Arcain, o ala Gui Deodato, do Vasco da Gama, bicampeão do torneio (2012 e 2013), e o armador Ricardo Fischer, que estava no Bilbao Basket (ESP).

Com formato disputa inovador e um aumento no número de participantes em relação ao ano anterior, o Torneio de Enterradas teve os seguintes confrontos na primeira fase: Gabriel Jaú x Cipolini (confronto 1), Gui Bento x Wesley (confronto 2), MJ Rhett x Nesbitt (confronto 3), e Corderro Bennett x Greg Brown (confronto 4).

Na segunda etapa seguinte, os vencedores dos confrontos 1 e 2 (Jaú e Gui Bento) fizeram uma das semifinais, enquanto a outra foi entre os ganhadores dos duelos 3 e 4 (Rhett e Greg Brown). Na final, Gui Bento bateu MJ Rhett e ficou com o título. Em todas as fases, os embates serão definidos em enterrada única em estilo livre, com um tempo máximo de 40 segundos.

“Eu estava muito nervoso. Foi difícil dormir essa noite e na chegada no ginásio eu estava muito nervoso. Conversei muito com a minha namorada, que está aqui comigo, e fui me acalmando aos poucos. Estou muito feliz com esse título”, falou Gui Bento.

“No começo de 2017 eu estava sem time praticamente e fui para o América de Rio Preto depois de fazer um teste. Eu quase parei de jogar, de verdade. Mas o Pinheiros me chamou, a princípio só para a LDB, só que as coisas mudaram muito rápido. O César me deu a chance no adulto, dai veio a convocação para a Seleção e agora esse dia inesquecível”, finalizou o campeão do Torneio de Enterradas.

Fase classificatória

Confronto 1: Gabriel Jaú x Cipolini

Na primeira enterrada do Torneio, Jaú, do Bauru, recebeu uma ponte aérea do meio do garrafão, pulou de longe e cravou com bastante força. Em sua tentativa, Cipolini, do Sesi Franca, não conseguiu executar sua trama com Elinho Corazza (Paulistano) e, com pouco tempo no relógio, deu uma enterrada mais “simples”, jogando a bola na tabela e enterrando com bastante força. Os cinco jurados apontara Jaú como vencedor.

Confronto 2: Gui Bento x Wesley Castro

O campeão Gui Bento iniciou sua aparição no Torneio de Enterradas com uma linda enterrada passando a bola no meio das pernas, de primeira. Na resposta, Wesley também fez bonito, e executou uma enterrada no estilo “cata-vento” com um giro 360º no ar finalizando com muita força. As duas cravadas dividiram os jurados, que optaram definiram a vitória de Gui Bento, por 3 a 2.

Confronto 3: MJ Rhett x David Nesbitt

Por conta de uma lesão sofrida nos últimos dias, David Nesbitt era dúvida para a o torneio momentos antes da disputa. Sua ausência foi confirmada, e MJ Rhett precisou somente de uma cravada “simples” para avançar à próxima fase. Mesmo sem responsabilidade, ele quicou, de costas, a bola entre as pernas na tabela e completou a ponte aérea para si mesmo com estilo.

Confronto 4: Greg Brown x Corderro Bennett

Foi uma disputa de altíssimo nível. Em combinação perfeita, um companheiro jogou a bola na quina na tabela para Greg Brown, do Campo Mourão, que rente à linha de fundo, completou uma linda cravada, com uma das mãos e muita força, à la Victor Oladipo (Indiana Pacers-NBA). Já Bennett, do Pinheiros, respondeu com estilo. O atual campeão jogou a bola para o alto, esperou ela pingar e emendou uma enterrada com as duas mãos girando no ar em 180º. Por 3 a 2, Brown levou a melhor avançou à fase seguinte.

Fase semifinal

Confronto 1: Jaú x Gui Bento

Gabriel Jaú ousou na criatividade e deu uma enterrada jamais vista nas nossas quadras. Seu companheiro de time Duda Machado simulou uma disputa de 1×1 contra Vezaro (Joinville) e jogou a bola na tabela para Jaú chegar cravando por cima dos dois. Já Gui Bento resolveu dar uma enterrada à la Jordan. Com passe de Bennett, Gui pulou praticamente da linha do lance livre e finalizou a dunk com maior estilo. A maioria dos jurados apontou para o pinheirense, que foi à decisão.

Confronto 2: Greg Brown x Rhett – Os panteras negras

Os gringos Greg Brown e Rhett escolheram um tema em comum para realçar suas enterrada: o Pantera Negra. Ambos os atletas usaram a máscara do herói dos cinemas e fizeram um duelo interessante. MJ Rhett também se inspirou em Jordan e pulou um passo à frente do lance livre para dar sua dunk.

Já Greg Brown chamou Leandrinho para segurar a bola atrás da nuca, embaixo do aro. No entanto, o norte-americano do Campo Mourão não conseguiu acertar as duas tentativas que teve dentro dos 40 segundos e perdeu a chance de vencer. Com isso, os jurados escolheram por unanimidade MJ Rhett.

Final

Gui Bento x MJ Rhett

O título de Gui Bento foi concretizado com uma bela enterrada no estilo cata-vento pela lateral da quadra, que levantou a galera no Ibirapuera. Em suas tentativas, MJ Rhett contou com a ajuda de Ronald Ramon para tentar uma difícil cravada. Ramon jogou a bola na parte de trás da tabela para Rhett cravar, mas ele errou as três tentativas e não conseguiu acertar dentro do tempo de 40 segundos. Com isso, Gui Bento sagrou-se campeão do Torneio de Enterradas.

AGENDA DO DIA

mar 19 00:00 NBA Phoenix Suns 101 Chicago Bulls 116 mar 19 00:00 Challenger de Zhangjiagang Guilherme Clezar (BRA) 2 Harri Heliovaara (FIN) 0 mar 19 02:00 Cape Epic Estágio 2 mar 19 08:00 ITF de Tabarka Karolayne Rosa (BRA)/Ani Vangelova (BUL) 2 Heydi Doldan (PAR)/Susan Doldan (PAR) 0 mar 19 08:30 ITF de Sharm El Sheikh Jennifer Dourado (BRA)/Yanni Liu (CHN) 0 Denisa Hindova (TCH)/Martina Pradova (TCH) 2 mar 19 09:00 Jogos Sul-Americanos de Praia - Handebol de Praia Feminino Brasil 2 Paraguai 0 mar 19 10:00 ITF de Curitiba Paula Gonçalves (BRA) 2 Luísa Stefani (BRA) 0 mar 19 10:40 Jogos Sul-Americanos de Praia - Handebol de Praia Masculino Chile 0 Brasil 2 mar 19 11:00 Jogos Sul-Americanos de Praia - Vela Ricardo Bittencout (Laser), Gabriella Kidd (Laser Radial), Amanda Sé/Martin Lowi (Snipe), Brenno Francioli (RSX masculino), Larissa Schenker (RSX feminino) mar 19 12:00 Etapa de Acapulco da Copa do Mundo de tiro esportivo Fossa Olímpica masculina – Dia 2 Fernando Mello, Roberto Schmits, Sérgio Barbosa mar 19 12:00 ITF de Sharm El Sheikh Nadja Gilchristi (EUA)/Louise Kwong (CAN) 2 Vaideh Chaudhari (IND)/Julia Konish (BRA) 0 mar 19 12:00 ITF de Curitiba Carolina Meligeni (BRA) 2 Lea Boskovic (CRO) 1 mar 19 14:00 Champions League de vôlei feminino Fenerbahce (TUR) 3 Scandicci (ITA) 2 mar 19 15:30 Jogos Sul-Americanos de Praia - Handebol de Praia Argentina 2 Brasil 1 mar 19 16:00 ITF de Curitiba Nathaly Kurata (BRA)/Eduarda Piai (BRA) 0 Martina Di Giuseppe (ITA)/Anastasia Grymalska (ITA) 2 mar 19 16:20 Jogos Sul-Americanos de Praia - Handebol de Praia Uruguai 1 Brasil 2 mar 19 18:00 ITF de Curitiba Gabriela Cé (BRA) Barbara Haas (AUT) mar 19 19:00 Superliga de vôlei feminino - Quartas De Final Hinode Barueri Osasco Audax mar 19 20:00 NBB São José Basketball Corinthians mar 19 21:30 Superliga de vôlei feminino - Quartas De Final Sesi Vôlei Bauru Sesc RJ mar 19 21:30 NBA Atlanta Hawks Houston Rockets

Mais em Basquete