Siga o OTD

Basquete

Com excelente 1º tempo, Botafogo supera Caxias no NBB

Com excelente primeiro tempo, Botafogo abre 27 pontos, supera Caxias do Sul e abre vantagem na briga pelos playoffs do NBB

O Botafogo deu um passo importantíssimo na briga por um lugar nos playoffs do NBB 2017/2018. Com um primeiro tempo arrasador, o alvinegro carioca superou o Caxias Basquete, por 76 a 67, e se aproximou de confirmar a 12ª e última vaga na fase de mata-mata do maior campeonato de basquete do país.

O Botafogo não só conquistou sua segunda vitória seguida como também abriu dois jogos de frente sobre o Joinville. Agora, para confirmar seu lugar nos playoffs, o Fogão precisa de mais um triunfo ou uma derrota do time catarinense. Os dois times farão mais dois jogos na fase de classificação.

Os norte-americanos Tatum e Jamaal foram os cestinhas do Botafogo no jogo, com 21 e 18 pontos, respectivamente. Somados, os dois jogadores ainda contribuíram com nove assistências, oito rebotes e cinco bolas recuperadas.

Outro destaque da vitória alvinegra foi o pivô Coimbra. Autor de apenas oito pontos, o pivô contribuiu com 12 rebotes, além de duas bolas recuperadas, dois tocos e uma assistências, para totalizar 23 de eficiência – maior marca da equipe.

Mais uma vez lançado como titular pelo técnico Marcio Andrade, o ala/armador Fabrício marcou 12 pontos (4/6 nos arremessos de quadra) e foi outra figura importante para o triunfo alvinegro. O garoto, de apenas 19 anos, ainda contribuiu com seis bolas recuperadas pela segunda vez na temporada e voltou a igualar o recorde do fundamento neste NBB.

A vitória botafoguense se deve ao grande desempenho nos 20 minutos iniciais. Completamente dominante, o time da casa não deu chances ao Caxias e, com grande regularidade nos dois primeiros quartos, abriu incríveis 27 pontos de frente (45 a 18). No segundo período, a vitória parcial foi de 23 a 6.

Depois de um terceiro quarto equilibrado, o Caxias acelerou o ritmo no último quarto. No entanto, mesmo com triunfo na parcial por 29 a 9, a equipe chegou a baixar a diferença para sete pontos, mas com apenas um minuto por jogar não conseguiu mudar o cenário da partida.

Selecionado para defender o NBB Brasil pela primeira vez no Jogo das Estrelas, Cauê Borges teve mais uma grande atuação e foi o cestinha da partida, com 27 pontos. O camisa 4 do Caxias ainda somou sete rebotes e duas assistências.

Mesmo com o revés, o time gaúcho continua na sétima posição. Isso porque o oitavo colocado Pinheiros também foi derrotado nesta quinta-feira, diante do Flamengo. A campanha do Caxias agora é de 53,8% de aproveitamento, com 14 vitórias em 26 jogos.

O Botafogo volta à quadra na próxima segunda-feira (12/03) para o clássico contra o Flamengo, às 19 horas. Já o time do Rio Grande do Sul volta à quadra apenas depois da pausa para o Jogo das Estrelas, no dia 25/03, em casa, diante do Campo Mourão.

Mais em Basquete