Siga o OTD

Basquete

Paulistano e São José decidem título da LDB neste domingo

Marcelo Zambrana/LNB

A final da sétima edição da LDB será entre Paulistano/Corpore e São José Basketball. Depois de venceram as semifinais neste sábado (24/02), as equipes paulistas decidirão o título do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete neste domingo (25/02), às 18 horas, com transmissão ao vivo via Facebook.

Com a finalíssima entre Paulistano e São José, a LDB terá um vencedor inédito. Nas seis edições anteriores, os campeões foram Flamengo (2011 e 2013), Solar Cearense (2014), EC Pinheiros (2015) e Sesi Franca (2016).

Derrotados nas semifinais neste sábado, Pinheiros e Franca se enfrentarão na disputa pelo bronze, às 15h45, também com transmissão ao vivo via Facebook. Toda a fase final da LDB, inclusive as partidas deste domingo, acontecem no Ginásio Antonio Prado Junior, no Club Athletico Paulistano, em São Paulo.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Com grande atuação coletiva, São José desbanca Franca

Na primeira semifinal, realizada neste sábado, no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo, o São José Basketball conquistou uma grande vitória sobre o Sesi Franca Basquete, por 74 a 68, e se classificou para a final da LDB.

ara vencer o forte time francano, o time joseense contou com uma grande atuação coletiva. Com 15 pontos cada, Lucas e Pedro Paulo foram os cestinhas da equipe e ainda contribuíram com seis assistências e dez rebotes, respectivamente. Já Rodrigo foi autor de 14, enquanto que o pivô Gregorio somou 13 pontos e sete rebotes.

“Nosso time jogou com muita vontade, com muita raça e queríamos muito essa vitória. Fizemos tudo o que o nosso técnico pediu e jogamos dentro do plano de jogo o tempo todo. Está todo mundo de parabéns, mas queremos mais. Vamos com tudo agora na final”, disse Lucas, dono de grandes jogadas individuais.

Paulistano deslancha no segundo quarto e domina Pinheiros

No segundo duelo da noite deste sábado, o Paulistano levou a melhor no dérbi contra seu rival EC Pinheiros, pelo placar de 78 a 63, e avançou à grande decisão do maior campeonato de base do basquete brasileiro pela primeira vez.

O Paulistano fez uma partida impecável coletivamente, mas um atleta em especial chamou a atenção e teve atuação histórica: Victão. O ala/pivô de 20 anos estava para lá de inspirado e deixou a quadra com um expressivo duplo-duplo de 26 pontos (seu recorde pessoal na LDB), com direito a 5/9 nas bolas de 3 pontos, e 14 rebotes.

“Hoje fui eu o destaque, mas poderia ter sido qualquer outro, assim como foram em jogos anteriores. Isso mostra a força do nosso grupo. Fizemos um grande jogo hoje, mas nosso foco está no título e não vamos nos empolgar com a vitória de hoje. Agora nosso foco está todo no bom time de São José”, disse Victão.

Além de Victão, outros nomes importantíssimos na vitória alvirrubra foram o pivô Dikembe, responsável por 13 pontos e seis rebotes, o ala Alex Dória, com 13 pontos e oito rebotes, e o ala Anderson, que além de dez importantes pontos no ataque, foi responsável por uma defesa implacável em cima de Felipe Ruivo, grande criador de jogadas do Pinheiros.

Confira a tabela completa do Final Four da LDB:

24/02 (Sábado)
– Disputa de 5º a 8º
Minas Tênis Clube 63 x 64 Solar Cearense
Curitiba Basquete/Círculo Militar do Paraná 81 x 76 Flamengo

– Semifinais
Sesi Franca Basquete 68 x 74 São José Basketball
Paulistano/Corpore 78 x 63 EC Pinheiros

25/02 (Domingo)
11h15 – Minas Tênis Clube x Flamengo (disputa do 7º lugar)
13h30 – Solar Cearense x Curitiba Basquete/Círculo Militar do Paraná  (disputa do 5º lugar)
15h45 – EC Pinheiros x Sesi Franca (disputa do 3º lugar) – ao vivo no Facebook
18h – Paulistano/Corpore x São José (final) – ao vivo no Facebook

Mais em Basquete