Siga o OTD

Basquete

Jamaal quebra recordes e tira o Botafogo da zona de degola

Com recordes pessoais de Jamaal, Botafogo vence confronto direto com a Liga Sorocabana e deixa zona de rebaixamento do NBB

O Botafogo conquistou um excelente resultado na briga para fugir das últimas colocações do NBB. Na noite deste sábado (03/02), o clube da Estrela Solitária levou a melhor no confronto direto contra a LSB/Uniso, fora de casa, em pleno Ginásio Gualberto Moreira, por 75 a 68, e deixou a zona da degola do maior campeonato do basquete brasileiro.

+ CONFIRA A TABELA COMPLETA DO NBB

Jamaal estava impossível na partida deste sábado e foi o grande nome do triunfo alvinegro. Com 5/7 nas bolas de 3 pontos, o armador norte-americano totalizou 24 pontos e registrou seu recorde pessoal na temporada do NBB. Além disso, deu cinco assistências e pegou quatro rebotes, números que lhe renderam 27 de eficiência, também maior marca no quesito.  

Com o resultado, o alvinegro conquistou sua primeira vitória em 2018 e subiu para o 13º lugar, com três triunfos em 17 partidas (17,6% de aproveitamento), enquanto a Cavalaria somou sua 16ª derrota seguida e segue em último (15º), com dois êxitos em 18 oportunidades (11,1% de aproveitamento).

Além de tirar o Fogão da zona de rebaixamento, o resultado garantiu ao time carioca a vantagem em um possível empate com a equipe de Sorocaba, seu adversário direto, tendo em vista que também venceu o duelo do primeiro turno. Curiosamente, na partida no Rio de Janeiro, no dia 18 de novembro de 2017, Jamaal também foi o cestinha, com 22 pontos – seu recorde na temporada até então.

Tirando os 24 pontos de Jamaal e os 13 do ala Gabriel, titulares, que fizeram metade dos pontos do Botafogo, o restante da produção ofensiva carioca foi construída basicamente pelos jogadores vindos do banco de reservas: Fabrício (9 pontos), Rodrigo Bahia (8), Guga Ceccato (7) e Coimbra (6) começaram o jogo entre os suplentes, somaram 40% dos pontos do time e foram cruciais para o resultado positivo botafoguense.

Pelo lado da Liga Sorocabana, que chegou perto de reverter o placar em diversas oportunidades, teve como principais destaques os pivôs Drudi, com 14 pontos (3/4 nas bolas de 3), e Lucão, que beirou o duplo-duplo ao registrar 11 pontos (5/5 nos arremessos de quadra) e nove rebotes, números que fizeram dele o atleta mais eficiente do time, com 19 de valorização.

 A dupla norte-americana Dontrell Brite e Anton Cook teve um volume de jogo bastante alto, mas os aproveitamentos não foram tão satisfatórios. O armador registrou 15 pontos em 40 tentados (4/14 nos arremessos de quadra), enquanto o ala anotou dez pontos em 38 possíveis (2/12 nos arremessos de quadra). Cook é o cestinha da equipe no NBB, com 16,0 pontos por partida, enquanto Brite entrega em média 10,6 pontos e 3,4 assistências.

Em meio a um primeiro tempo bastante parelho e com nove alternâncias de liderança no placar, o Botafogo contou com o brilho de Jamaal para ir ao intervalo com uma importante vantagem. Nos dois minutos finais, quando a equipe carioca vencia por 34 a 33, o armador norte-americano fez oito pontos seguidos (2/2 nas bolas de 3) e ampliou a diferença para nove pontos antes do término da primeira metade do duelo (42 a 33).

No segundo tempo, o clube alvinegro abriu sua maior vantagem na partida logo no início do terceiro quarto: 13 pontos (47 a 34).  No entanto, na mesma parcial, a LSB reagiu e chegou a cortar o prejuízo para quatro pontos (56 a 62). O bom momento poderia resultar em uma virada se não fossem as duas bolas de 3 seguidas do Fogão na reta final do terceiro período, com Guga e Jamaal, o que deixou a diferença em oito pontos antes de ir para os dez minutos finais: 62 a 54.

Sem desistir em momento algum, a equipe da casa foi para cima novamente e levou sufoco ao Botafogo. Sob comando das ações do baixinho Dontrell Brite, o time de Sorocaba reduziu a diferença para dois pontos novamente e colocou fogo no jogo (65 a 63). Mas, mais uma vez, o Fogão soube manter a cabeça no lugar e garantiu a vantagem nas mãos até o fim. Com bola de 3 crucial de Jamaal e lances livres convertidos no fim, a equipe do técnico Márcio Andrade abriu sete pontos e assegurou o importante resultado positivo sobre seu adversário direto.

O próximo desafio da LSB/Uniso será contra ninguém menos que o líder do NBB, Paulistano/Corpore, na próxima quarta-feira (07/02), fora de casa, no Ginásio Antonio Prado Jr, às 19h30. Já o Botafogo retornará ao Rio de Janeiro para uma sequência de quatro partidas em casa, começando pelo Solar Cearense, na terça-feira (06/02), no Ginásio Oscar Zelaya, às 20 horas.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Basquete