Siga o OTD

Basquete

Com show de Yago, Paulistano vence o Bauru no NBB

Com incríveis 31 pontos, Yago Mateus dá show e leva o Paulistano à vitória de 88 a 79 sobre o Bauru no NBB.

A segunda reedição das Finais do último NBB entre Paulistano e Bauru foi dominada pelo garoto Yago Mateus. Na tarde deste sábado (20), o armador de apenas 18 anos “debulhou” no Ginásio Antonio Prado Jr, quebrou seu recorde pessoal de pontos na competição e foi o grande nome do triunfo alvirrubro, por 88 a 79.

+ VEJA A TABELA DO NBB 2017/18

Endiabrado: O baixinho Yago Mateus estava para lá de inspirado e teve sua melhor atuação na carreira como adulto. Com expressivos 31 pontos (4/6 nas bolas de 3 pontos), o armador natural de Tupã (SP) foi perfeito nos lances livres (11/11) e ainda registrou a segunda maior marca de pontos da atual edição do NBB CAIXA – a primeira é de Leozão, do Solar Cearense, com 32.

Fala aí, Yago: “É tudo em prol do grupo. Temos um grupo de muita qualidade, cada dia é dia de um, hoje foi o meu, e isso é reflexo do trabalho que o Gustavo (De Conti) faz. Não estava vindo tendo atuações tão boas, mas todos sempre me deram confiança. Hoje consegui mostrar o que posso fazer, mas os pontos foram consequência do trabalho de toda a equipe”, comentou Yago.

Põe na conta: Com o resultado, o Paulistano ampliou sua histórica sequência de vitórias para dez seguidas e de quebra assumiu a vice-liderança do NBB CAIXA, com campanha de 12 triunfos em 15 partidas (80% de aproveitamento). Já o Bauru perdeu a chance de entrar no G-4 e se manteve estacionado na quinta colocação, agora com dez triunfos em 15 partidas (66,6% de aproveitamento).

Run and Gun: O Paulistano foi aplicado em sua filosofia “Run and Gun” de correr e arremessar e mostrou grande aproveitamento nos tiros de fora. Foram 14 acertos em 35 tentativas (40% de aproveitamento). A equipe do técnico Gustavo De Conti apresentou um volume maior que o Bauru (tentou 196 pontos contra 170 do Bauru), mas esse dado pode se aliar ao número de rebotes – foram 44, sendo 15 ofensivos, contra 33 do Dragão – o que mostra que a equipe teve mais a bola na mão.

Boas contribuições: Tirando Yago Mateus, o único atleta do CAP a ultrapassar a marca dos dez pontos foi o ala/armador Deryk Ramos, autor de 14 pontos. De resto, a produção ofensiva alvirrubra também foi construída por Kyle “Zoom” Fuller e Eddy, com respectivos nove e oito pontos. Mas não há como esquecer as importantes aparições dos pivôs David Nesbitt, com sete pontos e dez rebotes, e Victão, que deixou o banco de reservas e também pegou dez sobras, além de seis pontos.

Só deu Brabo: Pelo lado do Bauru, o experiente ala Alex Garcia foi, disparadamente, o cara do time. Com 20 pontos (9/9 nos lances livres), sete rebotes e seis assistências, o “Brabo” manteve sua boa sequência de atuações individuais e registrou 27 de eficiência pela segunda vez consecutiva, já que diante do Vasco também anotou o mesmo número – fez 13 pontos, dez rebotes e oito assistências.

Fala aí, Brabo: “Fomos para o intervalo na frente, mas num jogo que estava muito equilibrado. Logo no início do terceiro quarto, o time deles imprimiu um ritmo forte e nós deixamos o ataque deles em condições de pontuar. Não soubemos fechar a defesa e depois tivemos que ficar correndo atrás do placar para diminuir sempre a diferença”, analisou Alex Garcia.

Começo aberto: O primeiro tempo foi extremamente parelho. Com cinco bolas de 3 no primeiro quarto, o Paulistano largou na frente e venceu a parcial por 23 a 16. Depois, o Bauru “acordou” e contou com boas aparições de Duda Machado e Alex Garcia para tomar à frente no placar e caminhar para o intervalo ganhando, por 42 a 41.

Yago neles: Depois de fazer 11 pontos no segundo quarto, o garoto Yago apareceu novamente na reta final terceiro período e foi bastante importante para devolver a vantagem ao Paulistano. Com dez pontos consecutivos e uma assistência para bola de 3 de Deryk no fim da parcial, o armador de 18 anos liderou uma corrida de 13 a 4 nos três minutos finais que deixou o placar em 68 a 60 para sua equipe.

Matou de vez: Com mais cinco pontos de Yago ainda no início do último quarto, o time do técnico Gustavo De Conti seguiu estendendo sua frente até chegar aos 15 pontos (81 a 66). A partir daí, os bauruenses não tiveram mais forças para reagir e ainda viram o baixinho camisa 2 do CAP guardar mais cinco pontos e deixar a quadra com 31. Desta forma, o clube alvirrubro só esperou o cronômetro zerar para soltar o grito da vitória, por 88 a 79.

E agora: O Paulistano/Corpore voltará à quadra já nesta segunda-feira (22/01) para outro clássico contra um gigante do interior o paulista: o Sesi Franca Basquete. O duelo será no Ginásio Antonio Prado Jr, às 19h30. No mesmo dia, o Sendi/Bauru estará no interior do Paraná para medir forças com o Campo Mourão, no Ginásio Belin Carolo, às 20h15.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Basquete