Siga o OTD

Basquete

Flamengo vence Pinheiros e assume 2º lugar no NBB

Flamengo supera Pinheiros, por 72 a 68, e assume a segunda posição na tabela de classificação do NBB 2017/2018

O Flamengo é o novo vice-líder do NBB 2017/2018. No início da noite deste domingo (07), na Arena Carioca 1, o time rubro-negro venceu um duelo direto contra o EC Pinheiros, em partida bastante movimentada, por 72 a 68, e assumiu o segundo lugar na tabela de classificação.

Agora com sete triunfos em nove jogos, o time carioca deixou o clube paulista para trás (nove vitórias e quatro derrotas) e agora é o vice-líder do campeonato, com o mesmo número de derrotas do Mogi, mas com três partidas a menos. Já o Pinheiros ainda foi ultrapassado pelo Sesi Franca Basquete e caiu para o quarto lugar.

O próximo confronto do Flamengo será justamente diante do Mogi das Cruzes, nesta terça-feira (09/01), às 21 horas. Caso saia vencedor, o clube da Gávea assumirá a liderança do NBB.

Restando pouco menos de um minuto, Bennett marcou dois pontos após assistência de lupa e cortou a diferença para apenas um ponto. Só que no lance seguinte, Ramon acertou uma bola de três pontos com 20 segundos para o fim e colocou a vantagem rubro-negra em quatro pontos (70 a 66).

Depois de Holloway converter dois lances livres e deixar a diferença em dois pontos, o Flamengo teve a chance de “matar” o jogo, mas Cubillán errou os dois lances livres, com 15 segundos para o fim. Com a chance de empatar ou até vencer a partida, o Pinheiros perdeu a posse de bola e, após roubada JP Batista, Olivinha deu números finais ao jogo com uma enterrada.

Com 17 pontos, o pivô JP Batista foi o cestinha do Flamengo e ainda apanhou oito rebotes. Já Marquinhos deixou a quadra com 16 pontos e nove assistências na conta. Outro destaque da equipe foi Olivinha, autor de 12 pontos e oito rebotes.

Desmond Holloway foi o cestinha do Pinheiros, com 18 pontos, mas o atleta se destacou mesmo nos rebotes e completou seu duplo-duplo em grande estilo. Com direito a seis sobras no ataque pinheirense, o norte-americano totalizou 15 rebotes e quebrou seu recorde pessoal no fundamento. A marca ainda corresponde à segunda maior de todo o NBB 17/18.

Outro destaque do Pinheiros no jogo foi Corderro Bennett. Com 100% nos arremessos de quadra (5/5), o armador marcou 16 pontos e ainda distribuiu três assistências. Quem também apareceu bem pelo time paulista foi o pivô Lupa, com dez pontos, seis rebotes e quatro assistências.

Depois de o Flamengo ficar todo o primeiro tempo na frente e abrir 12 pontos no terceiro quarto (47 a 35), o Pinheiros reagiu de maneira expressiva e virou o jogo. Com uma corrida de 18 a 3, o time visitante assumiu a liderança e chegou ao último quarto em vantagem (53 a 50).

Sem se abater, o time carioca entrou no último período com tudo e rapidamente voltou à liderança. Com bola de três pontos de Pilar, após roubada de bola de Ramon, os donos da casa abriram quatro pontos e obrigaram o técnico pinheirense César Guidetti a parar o jogo.

As duas equipes apresentaram aproveitamentos nas bolas de três pontos bem abaixo da média. O Flamengo teve apenas quatro acertos em 23 tentativas (17,4%), enquanto que o Pinheiros acertou somente dois dos 19 arremessos tentados (10,5%).

O Flamengo atuou desfalcado de Marcelinho Machado. O camisa 4 está sem condições de jogo por conta de uma crise de hérnia de disco cervical. Ele será reavaliado ao longo da semana para saber a gravidade da lesão.

Antes da partida, o ala/pivô recebeu uma homenagem por completar 200 jogos do NBB com a camisa do Flamengo. Olivinha, que disputou as quatro primeiras temporadas pelo EC Pinheiros, completou sua 335ª partida no total e segue como o jogador que mais atuou na história do NBB.

 

Mais em Basquete