Siga o OTD

Basquete

David Jackson leva Vasco à virada e isola Botafogo na lanterna

O primeiro duelo entre Vasco da Gama e Botafogo pelo NBB foi digno de clássico. Na noite desta terça-feira (19/12), na Arena Carioca 1, as equipes fizeram uma partida bastante movimentada e disputada até os últimos instantes. No final das contas quem levou a melhor foi o time cruz-maltino, pelo placar de 72 a 68.

Poder de decisão: Depois de ver o Botafogo virar o jogo no terceiro quarto, o Vasco se recuperou na parcial final e tirou uma desvantagem de sete pontos para vencer. Com ótimo desempenho no começo do período, o time do técnico André Barbosa virou o jogo com mais de quatro minutos para o fim e segurou o placar até o fim. A vitória na parcial foi de 22 a 11.

Chama o DJ! O grande responsável pela virada vascaína foi David Jackson, que marcou dez dos 22 pontos da equipe no último quarto. Chamando a responsabilidade, o norte-americano converteu duas bolas de três pontos quase seguidas no momento decisivo em que o Vasco virou o jogo no último quarto.

Os caras: Destaque absoluto da reta final da partida, Jackson totalizou 25 pontos no jogo – sua maior pontuação na temporada – e ainda contribuiu com sete rebotes e cinco assistências. Outro nome importante da equipe vencedora foi o ala/pivô Guilherme Giovannoni, dono de um duplo-duplo de 17 pontos e 11 rebotes.

Põe na conta: Esta foi a segunda vitória do Vasco em sete partidas e a equipe subiu para a 11ª colocação do NBB, agora com campanha de 28,6% de aproveitamento. Já o Botafogo soma apenas um triunfo em sete jogos disputados e está na última posição na tabela de classificação.

Jogou muito! Com as ausências dos contundidos Rafinha e Arnaldinho, além da lesão de Jamaal no terceiro quarto, o garoto Guga Ceccato teve seu maior tempo de quadra na temporada e correspondeu à altura. O armador, de 22 anosa, ficou pouco mais de 29 minutos em quadra e registrou nove pontos, seis rebotes e seis assistências – todas as marcas correspondem a seus recordes pessoais no NBB.

Boas contribuições: De volta após quase um mês afastado por conta de uma lesão no ombro, o norte-americano Cameron Tatum marcou 15 pontos (11 no 1º tempo) e dividiu o posto de cestinha do Botafogo com o ala Gabriel. Outro destaque do Botafogo foi o ala/pivô Douglas, com dez pontos e oito rebotes.

Fez falta: Dono de grande atuação até então, com 12 pontos, sete rebotes e três bolas recuperadas, o armador Jamaal sofreu uma lesão no ombro direito e precisou deixar a quadra para receber atendimento médico durante o terceiro quarto. O norte-americano será avaliado nos próximos dias para saber a gravidade da lesão.

Fez falta também: O Vasco atuou desfalcado do armador Fúlvio, lesionado. Com Nezinho sem apresentar 100% de sua forma física, Bruninho foi o titular na armação e, no final da partida, o técnico André Barbosa utilizou um quinteto sem um armador de ofício, com Jackson, Gui Deodato e Dedé no perímetro.

Fator diferencial: As duas equipes tiveram um alto número de lances livres na partida e o Vasco teve aproveitamento muito superior. Em 30 arremessos, o Gigante da Colina teve 23 acertos (73,3%), enquanto que o Botafogo teve apenas 52%, com 13 certos em 25 tentados. Já nos arremessos de quadra, o Botafogo foi superior, com 45,4% (25/55), contra 34,4% dos vascaínos (21/61).

Fogo aceso: Depois de ver o Vasco liderar todo o primeiro tempo, o Botafogo voltou muito bem para o terceiro quarto e virou o jogo. Com uma sequência de 10 a 2, que contou com bolas de 3 seguidas de Jamaal e Gabriel, a equipe abriu 45 a 40 de frente e, com total domínio do jogo, segurou a liderança até o final da parcial.

Sem essa: O Vasco entrou no último quarto muito mais concentrado e rapidamente reassumiu o controle do jogo. Com Jackson chamando a responsabilidade, a equipe virou o jogo na metade da parcial e não deixou mais o time de General Severiano passar à frente.

Teve a chance: Com nove segundos para o fim e o Vasco vencendo por 71 a 68, o Botafogo teve a posse de bola nas mãos para tentar o empate. Primeiro com Gabriel e depois com Coimbra, após roubo de bola do próprio Gabriel, a equipe teve dois arremessos para levar o jogo à prorrogação, mas ambos bateram no aro e a vitória no clássico carioca ficou mesmo com os cruz-maltinos.

E agora? As duas equipes voltam à quadra nesta quinta-feira (21/12) para partidas em casa. O Vasco receberá o Campo Mourão, enquanto que o Botafogo duelará com o embalado Paulistano/Corpore. Ambas as partidas terão início às 20 horas.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Basquete