Siga o OTD

Basquete

Franca reverte 14 pontos de desvantagem e vence em Caxias

Depois de estar perdendo por 14 pontos, Franca consegue a virada e vence Caxias do Sul na prorrogação. Foi a segunda vitória dos paulistas na competição

Tudo parecia caminhar para o segundo revés seguido do Sesi Franca Basquete na Região Sul. Mas os francanos trataram de mudar o desfecho dessa história. Vindo de doída derrota para o estreante Joinville/AABJ, a equipe do técnico Helinho Garcia mostrou poder de reação para reverter uma desvantagem de 14 pontos, forçou a prorrogação contra o Banrisul/Caxias do Sul Basquete e conquistou um emocionante triunfo em pleno Ginásio Vasco da Gama, nesta sexta-feira, pelo placar de 86 a 80.

+ CONFIRA A TABELA COMPLETA DO NBB

Primeira parte: O Caxias começou a partida com superioridade e ficou boa parte do primeiro quarto na liderança. No entanto, o Franca, liderado pelos dez pontos do pivô Cipolini, conseguiu a virada no finalzinho e fechou a parcial inicial em vantagem (19 a 17). Mas, no período seguinte, o time da casa foi dominante e, com Cauê Borges chamando a responsabilidade e fazendo oito pontos, a equipe não só tomou à frente no placar como também uma vantagem de 11 pontos (37 a 26), reduzida para oito ao final do primeiro tempo (41 a 33).

Segurou: A equipe francana voltou do vestiário determinada a mudar sua situação na partida e, sob batuta de Léo Meindl, emplacou uma corrida de 8 a 0 e deixou tudo igual no placar (41 a 41). Mas, assim como no início da partida, a boa sequência paulista perdeu força, e os caxienses voltaram a ser superiores. Com Cauê Borges e Alex combinando para 14 pontos, o time da Região Sul chegou a abrir 14 pontos (62 a 48) e caminhou para os dez minutos finais com novamente com oito tentos de frente: 64 a 56.

Franca vivo: Foi através de sua defesa que Franca reagiu no último quarto e buscou a inversão do cenário da partida. Depois de sofrer em torno de 20 pontos em todos os três períodos anteriores, o clube da Capital do Basquete limitou o Caxias a apenas sete pontos na parcial e, somando à ótima entrada do garoto Cassiano, que saiu do banco e anotou sete pontos (3/3 nos arremessos de quadra), o time do interior paulista buscou o empate com bola de Antonio a 21 segundos do fim e levou o duelo para a prorrogação (71 a 71).

Garotada no comando: No tempo extra, os comandados do técnico Helinho Garcia ficou em vantagem desde o início. Mesmo sem Léo Meindl, que saiu com cinco faltas na metade do último quarto, no momento da reação francana, o esquadrão paulista contou com o brilho dos garotos destaques da LDB Didi e Cassiano para abrir decisiva vantagem de cinco pontos nos primeiros dois minutos da parcial adicional. Didi, que fez uma foul e cesta com o lance livre de bonificação, deixou o Franca em vantagem (74 a 71). Em seguida, Cassiano converteu dois lances livres que ampliaram a diferença para cinco (76 a 71).

Final eletrizante: Mesmo atrás no placar, o Caxias se manteve colado no Franca e conseguiu a virada com menos de dois minutos para o fim da partida após bola de 3 pontos de Cauê Verzola (80 a 79). Os francanos entraram no minuto final com o mesmo placar, até que uma bola curta de Cipolini recuperou a vantagem para os visitantes (81 a 80) a 46 segundos do fim. Na sequência, os gaúchos não aproveitaram seu ataque e Pedro sofreu uma falta antidesportiva na saída do contra ataque com 17 segundos no cronômetro. O ala/armador converteu apenas o primeiro dos dois lances livres (82 a 80), e na posse de bola, Cassiano perdeu a bola, mas os donos da casa não aproveitaram o arremesso e a bola ficou com Antonio, que a nove segundos do apagar das luzes, sofreu a falta que o levou para a linha dos tiros livres para ampliar a diferença para quatro (84 a 80) e praticamente selar o resultado positivo bauruense.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Basquete