Siga o OTD

Basquete

Caxias do Sul supreende e vence o Bauru na estreia do NBB

Divulgação

A estreia do Banrisul/Caxias do Sul Basquete no NBB não poderia ter sido melhor. Na tarde desta quarta-feira (15), o Ginásio Vasco da Gama recebeu sua lotação máxima e presenciou o duelo Caxias do Sul x Bauru, e o momento mágico dos xarás Cauê Borges e Verzola, responsáveis pela jogada final que terminou na bola de 3 que deu a vitória ao time caxiense diante do atual campeão Bauru Basket, por 70 a 69.

Quando o cronômetro apontava 17 segundos, Isaac havia acabado de acertar dois lances livres que deixaram o Bauru em vantagem (69 a 67). Em sua posse, Cauê Borges segurou, esperou o momento certo para infiltrar para cima de Renan Lenz e encontrou seu xará Cauê Verzola livre na linha dos 3 pontos para converter o tiro longo a quatro segundos do fim (70 a 69) e dar a vitória ao time da casa. O Dragão ainda teve a chance de efetuar um arremesso, mas parou na defesa caxiense.

+CONFIRA A TABELA DO NBB

 “É uma alegria muito grande. Essa vitória veio para coroar o trabalho de muita gente que está com a gente, mas às vezes não são lembrados. Quero que essa bola represente todo pessoal que trabalha por trás, nossas famílias, esposas, namoradas, que passamos tanto tempo longe delas para proporcionar isso aqui. Estou muito feliz. Pude acertar o arremesso final, mas o Cauê (Borges) me deu um grande passe. Depois tivemos um grande trabalho defensivo. Essa bola foi só mais uma dentro do grande jogo que fizemos”, declarou Cauê Verzola.

 Além de decisivos no fim, os xarás também se destacaram ao longo da partida, principalmente Cauê Borges. O camisa 8 viveu uma tarde de gala em sua estreia pela equipe caxiense e registrou 22 pontos (6/8 nas bolas de 2 pontos), além de oito rebotes (quatro ofensivos) e mais três assistências, números que fizeram dele o jogador mais eficiente da quadra, com 28 de valorização. Já Verzola, autor da bola da vitória, totalizou dez pontos, sete rebotes e três roubos de bola.

Um dos únicos remanescentes do elenco da temporada passada, o pivô Marcão foi dominante nos garrafões e teve papel de grande destaque no triunfo caxiense. Com 18 pontos, o gigante teve aproveitamento de 100% nos lances livres (8/8) e ainda deu três enterradas, o que fez dele o 20º jogador a ultrapassar a barreira das 200 cravadas na história do NBB CAIXA.

Vindo do banco, o jovem ala/armador Pedro Mendonça também foi fundamental na partida para a agremiação da serra gaúcha. Em 31 minutos de ação, o camisa 9 caxiense registrou oito pontos, quatro assistências, três rebotes e três roubos de bola, um deles crucial sobre Alex Garcia na reta final da partida crucial para a reação do time da casa.

Ir a Caxias do Sul (RS) não tem sido uma experiência agradável ao Bauru Basket no NBB CAIXA, pois nas duas vezes anteriores que atuou no Ginásio Vasco da Gama os placres foram para lá de apertados. Na temporada 2015/2016, o Dragão venceu por apenas um ponto de diferença (84 a 83). Já na edição passada, foi a vez dos caxienses levarem a melhor, por 76 a 74. Agora, a história se repetiu, e o time gaúcho saiu vencedor, por 70 a 69.

Esta foi a última partida do Bauru sem o técnico Demétrius Ferracciú, que cumpriu seu terceiro jogo de suspensão do STJD (Superior Tribuna de Justiça Desportiva) da Liga Nacional de Basquete por conta de incidentes no Jogo 2 das Finais da temporada passada contra o Paulistano/Corpore. Pelo terceiro jogo seguido, o Dragão foi comandado pelo competente auxiliar Hudson Previdelo, que lamentou o cenário desfavorável da partida.

“Caxias veio para fazer um jogo forte, com intensidade desde o início. Nós tivemos que correr atrás do placar em alguns momentos e isso dificultou. No final, a diferença era muito pequena e falhamos ao não converter um ataque e não conseguir defender o chute de três pontos que lhes garantiu a vitória”, analisou Hudson Previdelo.

Com a derrota fora de casa, o Bauru, que vinha de duas vitórias em duas partidas, viu seus 100% de aproveitamento no NB CAIXA irem por água abaixo. Agora, o próximo compromisso dos atuais campeões do NBB CAIXA, que já contarão com o técnico Demétrius, será na sexta-feira (17/11), às 20 horas, diante do Joinville/AABJ, que venceu o Sesi Franca Basquete nesta quarta-feira, por 77 a 69.

Com 18 pontos e cinco rebotes, o pivô Rafael Hettsheimeir foi o grande nome do Bauru na partida, seguido pelo experiente ala Alex Garcia, que mais uma fez teve atuação “completa”, com 11 pontos, seis rebotes e sete assistências, além do ala Isaac, que deixou a quadra com dez pontos e sete rebotes.

 “Tivemos um aproveitamento ruim no ataque e sabíamos que o time deles viria embalado, por ser estreia, com a casa cheia. Também tivemos erros de defesa e em momentos decisivos. Precisamos corrigir agora, pois já temos mais um desafio difícil contra o Joinville que vem de vitória”, disse Hettsheimeir.

O Caxias deu início à sua primeira partida do NBB CAIXA com bom ritmo e foi superior no primeiro tempo. Depois de vencer o primeiro quarto por 23 a 17, a equipe gaúcha seguiu em superioridade e chegou a abrir 11 pontos de vantagem (31 a 20). Mais tarde, o Bauru reagiu e chegou a virar o jogo para 34 a 33, mas os caxienses voltaram a ficar na frente e caminharam para o intervalo ganhando por 37 a 36.

Na volta do vestiário, os bauruenses seguiram atrás no placar e ainda viram o Caxias abrir dez pontos novamente (56 a 46) diante da grande atuação de Cauê Borges, autor de 11 pontos no terceiro período. Mas foi no último quarto que o Dragão deu o bote e conseguiu a virada. Através das jogadas individuais de Alex, o time paulista emplacou uma corrida de 16 a 3 e virou a partida para (62 a 59) restando quatro minutos para o apagar das luzes. A partir daí, os bauruenses passaram a atuar com mais tranquilidade e pareciam ter o controle do placar, mas não foi o que aconteceu…

O Dragão chegou a ter quatro pontos de vantagem nos dois minutos finais (65 a 61) e demonstraram uma certa tranquilidade à frente. Mas o Caxias foi à luta e, um minuto e meio depois, já havia empatado a partida com bandeja de Cauê Borges (67 a 67), restando 32 segundos para acabar. O Bauru voltou a ficar na frente com dois lances livres certeiros de Isaac (69 a 67) com 17 segundos para acabar. Na posse caxiense, Cauê Borges pegou a bola, gastou o tempo, infiltrou para cima de Renan Lenz e encontrou livre na linha dos 3 pontos seu xará Cauê Verzola, que converteu a bola de chuá para dar a vitória ao esquadrão gaúcho a quatro segundos do fim (70 a 69) e incendiar por completo o Ginásio Vasco da Gama.

Mais em Basquete